Layout

3 perguntas para Marcello Belém, presidente da ACADi

 

O presidente da ACADi Marcello Belém espera fechar 15 associados até o fim do ano Crédito: Edimar Soares em 16-07-2015

O presidente da ACADi Marcello Belém espera fechar 15 associados até o fim do ano Crédito: Edimar Soares em 16-07-2015

 

A Layout bateu um papo com Marcello Belém, presidente da Associação Cearense de Agentes Digitais (ACADi), que celebra aniversário de um ano.

Confira a avaliação e perspectivas para o mercado:

 

Layout: Qual a sua avaliação sobre o primeiro ano da ACADi: os principais desafios e avanços, que você apontaria?
Marcello Belém: Se pararmos pra pensar, a ACADi nasceu no meio da crise, em um momento de grandes mudanças no país, tanto no âmbito econômico, como no cenário político. E no meio dessa crise, as empresas participantes da associação também precisaram se moldar nesse novo ambiente, mais inóspito e muito mais competitivo. Nós percebemos então, que o óbvio sentimento de se blindar e se isolar para ter proteção da concorrência na fase desfavorável, se mostrou totalmente obsoleto diante da experiência de associativismo vivida pelas empresas que fazem parte da ACADi. No momento de crise, nos fortalecemos como associação e colaboramos para a manutenção das pessoas físicas e jurídicas associadas, através do conhecimento compartilhado e da solidariedade. Nesse movimento conseguimos construir uma série de ações para profissionalizar os operadores desse mercado, sugerindo modelos mais saudáveis na condução dos negócios e aos poucos vamos construindo políticas de boas práticas e maior aproximação com os outros elos fundamentais no universo digital: veículos, colaboradores, fornecedores, usuários, entidades de classe e governos. Nosso mercado é novo, imaturo, imediatista e carente de profissionais, mas com um potencial incalculável. Queremos colaborar para que o digital seja fonte de mudança na vida das empresas e pessoas, dentro de um modelo sustentável exemplar.
Layout: Quais planos e novidades para os próximo dias podemos adiantar?
Marcello Belém: Nós estamos organizando a segunda edição do ACADi Meeting e a ideia é fazer o evento ter cada vez mais abrangência de assuntos e público. No primeiro evento, apoiado e co-criado com a FIEC através do núcleo de inovação, trouxemos para um bate-papo o diretor de criação latinoamerica da Netshoes para uma conversa com anunciantes, empresários e veículos. Em breve traremos novidades. A ACADi está desenvolvendo algumas pesquisas para mapear as agências, agentes e colaboradores no estado, no intuito de direcionar as ações de forma mais assertiva baseadas nas reais necessidades desse público.
Layout: Hoje, a ACADi é composta por 11 agências. Há perspectivas de incrementar e unificar mais ainda  mercado?
Marcello Belém: A ACADi atualmente é composta por 11 agências. Devemos ser 15 até o fim do ano e a pretensão é termos 20 associados até o final de 2017. Nós mapeamos mais de 40 agências digitais no estado em uma breve pesquisa e queremos que pelo menos 50% desses agentes se juntem a nós e aproveitem tanto os benefícios práticos, como acesso a cursos de formação, descontos consideráveis em especializações de diversas universidades na cidade, descontos em cursos técnicos e ferramentas, além do acesso às ricas informações debatidas nas assembleias da associação. Nosso propósito é fortalecer o mercado e isso só se faz com pessoas comprometidas e com objetivos claros. Nós já temos objetivos, temos pessoas e queremos ampliar esse espectro para ganharmos escala.

Recomendado para você