A Kantar e WPP divulgam o valor e o ranking das marcas patrocinadoras da Copa, dentre as quais Adidas, Coca Cola, Visa e Mc Donald’s – presentes no ranking Top 100 BrandZ Global 2018 das marcas mais valiosas do mundo – e Itaú e Gol que figuram no BrandZ Brasil e são patrocinadoras da Seleção Brasileira. Além dessas, também faz parte a Mastercard, presente no BrandZ Global.

 

Marcas

Posição no ranking

Valor em milhões

% de crescimento

Categoria

BrandZ

Visa

USD$ 145,611

31%

Pagamentos

Global

Mc Donald’s

USD$ 126,044

29%

Fast food

Global

Coca Cola

14°

USD$ 79,964

2%

Bebidas

Global

Mastercard

15°

USD$ 70,872

42%

Pagamentos

Global

Adidas

100°

USD$ 12,456

50%

Vestuário

Global

 Fonte: BrandZ 100 Global: as marcas mais valiosas do mundo

 

Marcas

Posição no ranking

Valor em milhões

% de crescimento

Categoria

BrandZ

Itaú

USD$ 6.198

42%

Inst. Financeira

Brasil

Gol

57°

USD$ 244

8%

Companhia aérea

Brasil

  Fonte: BrandZ Brasil: as marcas mais valiosas do Brasil

 

No ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo o BrandZ Global, a Adidas, que está na 100ª posição, teve um crescimento de 50% comparado ao ano de 2017 e conta hoje com um valor de USD$ 12,456. Uma das marcas que mais patrocina o evento esportivo é a Coca Cola, que destaque-se em 14° lugar e subiu o seu valor em 2%, chegando a USD$ 79,964 milhões.

 

Outro destaque, no ranking e no valor de crescimento, é a Visa. A empresa de serviços financeiros está na 7ª posição entre as mais valiosas do mundo, cresceu 31% de 2017 para 2018 e teve um aumento de USD$ 145,611. O Mc Donald’s, uma das líderes de fast food no mundo e que figura em 8ª posição, por sua vez, aumentou o seu faturamento em 29%, somando USD$ 126,044.

 

Entre as marcas patrocinadoras da Seleção Brasileira está a Mastercard, ocupando o 15° lugar no BrandZ Global, com crescimento de USD$ 70,872, 42% a mais em relação ao ano anterior. Já o Itaú, em 3° lugar no BrandZ Brasil, como uma das marcas nacionais mais valiosas, somou USD$ 6,198, pouco mais de 40% de alta, e a Gol, em 57ª posição, cresceu USD$ 244, com aumento de 8%, segundo o estudo.

 

De acordo com André Galiano, Head of Brand & Marketing da Kantar Consulting na América Latina, os patrocínios fazem toda a diferença para as marcas em um evento esportivo de tamanha amplitude como a Copa. “Os patrocínios à Copa e à Seleção são investimentos muito relevantes e requerem análise de retorno para otimizar o seu valor”, disse.

 

A relação completa das 100 marcas mais valiosas do mundo está disponível em http://www.millwardbrown.com/brandz/top-global-brands/2018

 

Durante o processo de coleta dos dados para este estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca e que contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais):

1.    Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito

2.    Possuem a Cultura de Inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol

3.    A Comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos

4.    A Experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque.

5.    Ser uma Love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.

 

O relatório e ranking BrandZ Top 100 Global das marcas mais valiosas e vários Insights de marca sobre as regiões-chave do mundo e 14 categorias estão disponíveis online aqui. O relatório Global, os rankings, gráficos, artigos estão no app de BrandZ. O app contém as mesmas características e funcionalidades que os relatórios regionais de BrandZ. O download gratuito pode ser feito por meio de qualquer dispositivo IOS ou Android pelo www.brandz.com/mobile ou buscando BrandZ pelo iTunes ou no Google Play(Android).

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles