Embalada na história do cantor Gonzaguinha, que teve 72 composições enviadas para a análise do governo militar, 54 foram vetadas, entre elas, “Céu País”, escrita em 1973 e não lançada até agora, a Antarctica abriu inscrições para um concurso que quer descobrir talentosos compositores, o Batuque da BOA.

Para incentivar estes personagens a tirarem seus sambas da gaveta, a marca revirou o baú da ditatura e encontrou “Céu País”, que foi recriada e será lançada neste mês, 45 anos após ter sido censurada. Isso na voz do próprio compositor carioca. Mas como é possível, já que o músico faleceu em 1991?

Por meio de uma tecnologia inovadora, a composição está pronta para ganhar o mundo. Foi realizada uma mistura de técnicas na hora de fazer a música, isso tudo com a ajuda de diversos especialistas e conhecedores do músico.  Ao longo da música, são usadas reconstruções feitas com a voz do próprio compositor e cantor carioca, retiradas de diversos materiais gravados em vida, recortes feitos palavra por palavra, vindas de entrevistas, áudios e outros materiais originais. Assim, a voz de Gonzaguinha foi recriada com o suporte de outro cantor, que possui tom de voz próximo ao dele.

“Antarctica sempre esteve ao lado dos cariocas e do samba. Nossa intenção é reforçar a importância de se dar voz aos compositores, novos talentos ou até mesmo quem já está na estrada há bastante tempo, mas que nunca encontrou seu espaço. Ter a oportunidade de lançar uma música inédita como Céu País, tão carregada de significado, é um grande incentivo para estes músicos tirarem suas composições da gaveta”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Antarctica.

Bastidores: 

 

Batuque da BOA

A Antarctica realiza eventos anuais, sempre chamados de Batuque da BOA, que vêm evoluindo junto com o samba. Do Encontro de Rodas de Samba em 2015, passando pela Virada Cultural do Samba, em 2016, que ofereceu um fim de semana com diversas programações gratuitas como shows e exposições até chegar à maior roda de samba do mundo, recorde atestado no Guinness Book, no ano passado. Em 2018, o Batuque da BOA será um concurso para que talentosos compositores tirem seus sambas da gaveta.

Com inscrições abertas no site www.antarctica.com.br/batuquedaboa até o dia 15 de setembro, os compositores terão suas músicas avaliadas um júri técnico composto por Nei Lopes como presidente, Paulão 7 Cordas, Marcos Suzano, Rodrigo Campello e Dorina. O público também poderá dar seu voto por meio do site. O vencedor, que ganha R$ 40 mil, será conhecido no dia 3 de novembro em um show gratuito aberto ao público no Parque Madureira.

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles