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Mercado Livre Experience traz números relacionados à temporada Black Friday

A temporada Black Friday está se aproximando e os consumidores atentos aos descontos e promoções. Rafael Campion, líder de Inteligência de Mercado do Google, foi um dos convidados do Mercado Livre Experience, realizado dia 1º de setembro, no São Paulo Expo.

Campion apresentou, durante o evento, dados relacionados a pesquisas de comportamento do consumidor ao longo dos anos.

É observado que o pico tem sido em algumas datas específicas, entre elas a Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro. Desde quando foi lançada, em 2010, até hoje 37% não compram no período da Black Friday, porque têm medo de cair na Black Fraude, trocadilho usado pelos consumidores decepcionados com descontos irrisórios.

Abaixo, alguns dados apresentados por Rafael Campion:

Há diversificação nas categorias de produtos pesquisados:
– serviços financeiros
– restaurantes
– veículos
– passagens/hotéis

“A Black Friday passou a ser de todos e não apenas dos grandes varejistas”, destaca Campion.  As pesquisas de produtos têm início um mês antes, principalmente categorias eletro, eletrônico e celulares.  Já os itens relacionados à moda e beleza são consideradas compras por impulso e são pesquisados mais próximos da data. Já 6% não pesquisam antes de comprar.

No início os consumidores pesquisavam os lançamentos mais recentes, mas ao perceber que os descontos são menores, deixam para comprar na semana anterior e o modelo anterior ao de lançamento. Exemplo: em vez de buscar o iPhone 10 opta pelo modelo anterior com um preço melhor.

Ao perceber que o valor está atrativo mesmo antes da Black Friday a compra é feita com antecedência:
– em 2016 – 16% compra entre segunda e quinta-feira da sexta promocional
– em 2017 – 28% comprar de segunda à quarta feira e 15% na quinta-feira que antecede a Black Friday

Ou seja, mesmo antes da sexta-feira o consumidor já está pronto para adquirir o produto.

Percebe-se que a segunda-feira após a Black Friday há uma busca por serviços financeiros. Como a maior percentagem adquire produtos via cartão de crédito, no primeiro dia útil após a promoção o cliente pesquisa como obter crédito para conseguir pagar o que foi comprado na promoção.

Momentos de compra

14% dos pesquisados fizeram a primeira compra online “da vida” durante a Black Friday
20 % fizeram a primeira compra online no período do Natal

Comportamento Duty Free – quando o consumidor está disposto a comprar qualquer coisa e produtos sem relação um com o outro.
Este ano:
– 47% carros e passagens
– 40% TVs e móveis
– 58% calçados e produtos de informática
– 50% perfume e celular

No período do Natal o aparelho celular é o mais buscado e dias depois a pesquisa relacionada a planos de telefonia surgem em destaque.  “A competição é com todo mundo e não só com os produtos do mesmo segmento, até porque tudo está dentro do mesmo orçamento”.

A fase de consolidação: quando o tributo preço é o que mais importa:
– em 2017 o preço era o que mais importava para 49%
– em 2018 46% responderam esta opção

Ou seja, o preço continua importante, mas o consumidor quer experiências boas e relevantes, também. Seja no mobile ou multicanal.

A Black Friday vai além da sexta-feira, no que diz respeito a boom de vendas. Desta forma, considera-se a Temporada Black Friday, que compreende:
– Black Friday, em novembro – momento do “eu mereço”
– 13º salário – momento para organizar as finanças e geralmente compras relacionadas a artigos para casa
– Natal – momento do compartilhar, presentear. É a data mais emocional
– Saldão  – momento do “eu aproveito”

18% das marcas não compravam determinada marca antes da promoção e 70% voltaram a comprar depois.

80% dos brasileiros respondem que no Natal querem estar com a família; 93% das buscas têm a ver com Natal; 15% das compras na Black Friday são pensadas para o período natalino e 63% começam a pesquisar 15 dias antes do Natal.

Cada pessoa compra, em média, cinco presentes para o Natal e brinquedos, perfume e roupas são os mais buscados.

O período chamado de Saldão – após Natal e início do ano – é período para quem tem interesse em descontos maiores. É o período mais buscados para algumas categorias como eletro eletrônicos e itens para casa. Outro item que também aparece entre os mais buscados são os suplementos alimentares. Período de metas para Ano Novo, saúde e novos hábitos alimentares.

 

 

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