Os três destaques do Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, criado com o objetivo de proporcionar conhecimento, reconhecer as habilidades, capacitar e premiar o desempenho de microempreendedores em todo o Brasil, já são conhecidos.

Na categoria de “Vendas por Encomenda”, a escolhida foi Tânia Mara de Souza, com sua Empadaria Caseira, do Rio de Janeiro. Já a soteropolitana Rosivânia Pereira Soares, com o Hot Dog do Sheik, foi destaque na categoria “Vendedores Ambulantes”.No segmento de “Vendedores com Ponto Fixo”, a cearense Maria do Livramento da Silva foi a premiada, com o Minimercado Glória, localizado na região leste da cidade de São Paulo.

As três empreendedoras foram contempladas com R$ 10 mil cada uma para investir nos seus respectivos negócios, mentoria gratuita por seis meses, kit de divulgação de publicidade, vídeo comercial e um ano de compras no Assaí Atacadista.

A carioca Tânia Mara destaca que a agenda criada pelos idealizadores do Prêmio proporcionou uma experiência muito enriquecedora. “Participar do Prêmio e vencer na minha categoria fez com que eu aprendesse ainda mais o valor do meu trabalho, que eu me reconhecesse como empresa. Sem dúvida, elevou a minha autoestima e me fez acreditar ainda mais em mim mesma”, diz. Com o Prêmio, pretende abastecer a despensa e aumentar as vendas com o serviço de delivery, pois como ela mesma diz, seu lugar é na cozinha fazendo suas delícias e outra pessoa fazendo as entregas.

Já Rosivânia, de Salvador, disse que com o Prêmio, ela garantirá os estoques das mercadorias e vai reformar seu carrinho para, segundo ela, transformar em uma “limusine” do hot dog. “Tenho muito amor pelo que eu faço, e participar do Prêmio me deu ainda mais energia para continuar a minha caminhada. Afinal, moro na Bahia, terra do acarajé, e decidi vender cachorro quente na comunidade onde mora, que tem um comércio fraco. A experiência foi muito além do que eu esperava e acrescentou muito aprendizado para eu melhorar meu negócio”, comenta.

Maria do Livramento, cearense, que tem um minimercado na região leste da cidade de São Paulo, diz que são poucas as oportunidades que existem e é preciso correr atrás delas. “Foi uma experiência maravilhosa. Vivi coisas novas e me inspirei com as histórias de outros participantes, o que me deu ainda mais coragem para continuar procurando soluções para oferecer o melhor preço para os meus clientes”, revela. Com o Prêmio, ela vai garantir o estoque do mercadinho para os próximos dias e seguir com a reforma do seu espaço para torná-lo mais acolhedor aos seus clientes e deixar de pagar aluguel.

O Prêmio Academia Assaí Bons Negócios – iniciativa do Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, criado com o objetivo de proporcionar a empreendedores e empreendedoras a oportunidade de desenvolverem competências e habilidades, oferecendo aperfeiçoamento, assessoria, integração e o estímulo que precisam para melhorarem a gestão de seus negócios, ampliando assim as possibilidades de gerarem oportunidades, trabalho e renda em suas comunidades. “É uma grande satisfação vermos o engajamento dos participantes, bem como o aprendizado gerado não só para eles, mas também para nós, que compartilhamos experiências e conhecemos as histórias dos nossos clientes”, explica Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade do Assaí Atacadista. “O mais interessante é que a premiação refletiu uma realidade brasileira: os vencedores das três categorias são mulheres, em linha com dados que apontam que elas empreendem mais do que os homens. Segundo o Sebrae, enquanto a taxa de empreendedorismo dos homens é de 12%, elas superam os 15%”, finaliza.

Tagged in:

, ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles