Considerado o maior evento de arte urbana do mundo, a CowParade, está nas ruas de Fortaleza com vaquinhas espalhadas em diversos pontos da capital cearense. Realizada em mais de 50 cidades mundo afora, a CowParade realiza sua primeira edição em Fortaleza e é conhecida mundialmente por promover a arte urbana em forma de vaca.

 

O público  terá a oportunidade de ver, em um só local, todas as 55 vacas da 12ª edição da mostra. De 9 a 16 de dezembro, elas estarão nos corredores do shopping Iguatemi Fortaleza. Será uma oportunidade para fotografar as peças e conhecer as obras de artistas como Vando Figueiredo, Mano Alencar, Edmar Gonçalves e Teresa da Quinta, além de artistas do O POVO, Carlus Campos e Guabiras. Os artistas selecionados usam como suporte uma escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. A arte e os desenhos que “vestem” as vaquinhas inspiram-se, por exemplo, em obras de Rachel de Queiroz e José de Alencar e de artistas como o cantor e compositor Belchior, além de homenagearem e de fazerem referência a trabalhos de pessoas como o artesão Espedito Seleiro e a bordadeira Nice Firmeza.

A CowParade, que tem como objetivo democratizar a arte por meio da inclusão cultural, também promove a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para instituições beneficentes.

 

Em Fortaleza, as instituições agraciadas serão a Associação Peter Pan, o Iprede e o Lar Torres de Melo. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles