A Uber lança, nesta terça-feira, 12 de março, uma campanha digital estrelada pela atriz Tatá Werneck para difundir instruções de segurança do app que podem ser úteis tanto para motoristas quanto para passageiros.
Entre os destaques, está a proibição a contato físico e a comentários constrangedores e o risco de bloqueio da conta de qualquer agressor, seja ele motorista ou passageiro.
O vídeo também chama a atenção dos espectadores para algumas das ferramentas de segurança que a Uber coloca à disposição de motoristas e passageiros, como o botão que, com um toque, permite o compartilhamento da localização exata de um carro, em tempo real, com até cinco pessoas pré-selecionadas.
Em novembro do ano passado, a Uber assumiu publicamente um compromisso com a segurança das brasileiras e anunciou parcerias com instituições especialistas no combate à violência contra as mulheres para melhorar sua tecnologia e atendimento.
O Instituto Maria da Penha é o mais novo parceiro da Uber. Os outros nove são: Associação Mulheres pela Paz, AzMina, Rede Feminista de Juristas (deFEMde), Força Meninas,Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Igarapé, Instituto Patrícia Galvão, Instituto Promundo e Plan International Brasil.
Um dos frutos desse investimento já está no ar: a série “Café com AzMina”, da revista digital AzMina, que traz entrevistas ao redor de diversos assuntos relacionados ao feminismo. O primeiro episódio, sobre Carnaval, foi ao ar no último dia 26 de fevereiro e conta com apresentação de Juliana Luna e participação da youtuber Maíra Medeiros, do canal Nunca Te Pedi Nada.