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Piraquê faz primeira campanha em mídia nacional após aquisição pela M. Dias Branco

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A Piraquê, marca de biscoitos, massas e torradas pertencente à M. Dias Branco, estreia, em 9 de agosto, campanha nacional em plataforma 360º para apresentar seu novo posicionamento: “A receita é ser original”. A campanha foi criada pela Lew’Lara\TBWA e, além de ser a primeira desde a aquisição da marca pela companhia, será a maior da história da Piraquê. Estão previstas inserções nos principais canais de TV aberta, canais de afinidade do pay TV, mídia digital, ativação em PDV e merchandising.

“Desde a aquisição da Piraquê, no ano passado, já tínhamos em mente que a marca precisava de um novo posicionamento para acelerar o crescimento dentro e fora do Rio de Janeiro. Chegamos ao novo posicionamento depois de um processo de pesquisa com consumidores que foi realizado em parceria com a Touch Branding. O posicionamento tem pilares como qualidade, tradição, produtos ícones e a originalidade, que é alma da marca”, ressalta Rodrigo Mainieri, gerente de marketing da M. Dias Branco.

Originalidade é, de fato, um dos principais atributos de Piraquê, ancorado nas icônicas embalagens e, principalmente, nas receitas de produtos originalmente criados pela marca, que são impossíveis de copiar, como: a Goiabinha, o Cracker de Gergelim, o biscoito de Leite Maltado e salgadinhos como Presuntinho e Queijinho.

O filme de 30 segundos destaca esses atributos e apresenta a campanha “Piraquê: difícil de resistir, impossível de copiar”, que terá como meio de divulgação TV aberta e Pay TVA campanha ainda conta com forte investimento em digital que, além das ações tradicionais, trará projetos inovadores. Um deles é uma parceria com o canal de humor Porta dos Fundos. “O foco no digital complementa a estratégia de rejuvenescimento da marca e aproximação dos jovens e das jovens-famílias”, explica Rodrigo.

Embora esta seja a primeira campanha 360º para a marca desde a aquisição pela M. Dias Branco, já em 2018 foi anunciada a ampliação de portfólio, com o lançamento das torradas Piraquê, nos sabores Tradicional, Light, Integral e Multigrãos. Segundo Rodrigo Mainieri, inovação será outro pilar para o crescimento. Tanto que pelo menos dois lançamentos serão anunciados ainda este ano.

O executivo faz questão de lembrar que a linha de design que até hoje norteia toda a comunicação visual de Piraquê foi criada no fim dos anos 60 por Lygia Pape (1927-2004), uma das mais bem-sucedidas artistas plásticas brasileiras. “Esse conceito de design de embalagem é um dos ativos da marca desde o início e cria uma identidade única nas gôndolas”, afirma. Desde o ano passado, a marca tem investido na renovação das embalagens das massas e biscoitos. “É uma renovação que preserva o design de repetição”, explica.

“Com essa campanha, a M. Dias Branco pretende iniciar uma nova fase para a marca Piraquê, que assume papel estratégico dentro do portfólio da companhia, com foco principal na categoria de biscoitos e na geração de valor”, afirma Rodrigo Mainieri. “Temos que construir uma marca forte dentro e fora do Rio de Janeiro para sustentar nosso posicionamento de preços premium. No médio prazo, Piraquê contribuirá ainda mais para a rentabilidade do negócio”, finaliza o executivo.

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