Perspectivas para a economia; tecnologia aplicada às eleições; produtividade digital como temas fundamentais e de impacto para o presente e o futuro do mercado publicitário; e Lei de Responsabilidade das Estatais: aspectos jurídicos e a publicidade estarão em pauta durante a Reunião Nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), que terá uma edição em Fortaleza no dia 8 de julho, no hotel Gran Marquise.

 

O encontro reunirá executivos das principais agências de publicidade associadas à Abap de todo o Brasil. Haverá quatro palestras para os convidados – Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Alexandre Secco, presidente da Medialogue; Sílvio Meira, referência em inovação e empreendedorismo, professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital; e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.  Ao final, um almoço reunirá o setor com empresários de comunicação e anunciantes.

 

O evento faz parte de uma série de iniciativas da Abap com o objetivo de estreitar relações em todo o território nacional e é realizado trimestralmente. A primeira edição de 2016 foi no Rio De Janeiro e Fortaleza é sede do segundo encontro. A ideia  é proporcionar aos associados a discussão de temas relevantes, tanto no dia-a-dia das agências quanto para a economia regional e nacional. A reunião discutirá ainda a tramitação dos projetos de lei sobre publicidade no Congresso Nacional e os resultados brasileiros em Cannes 2016.

 

“O momento do país exige que todos os setores repensem suas atividades. Com a publicidade não é diferente. Hoje as marcas e agências precisam estar atentas aos movimentos e anseios da sociedade. Mais do que vender, a publicidade precisa mostrar marcas com posicionamentos e conceitos consistentes”, destaca Orlando Marques, presidente nacional da ABAP.

 

“Para o Ceará, como mercado estratégico do Nordeste, esse encontro serve de motivador para as agências locais. Também demonstra que a publicidade deve ser encarada como um setor estratégico para as empresas e instituições. Ainda que a economia nacional não esteja aquecida, investir em publicidade permanece sendo um grande negócio”, ressalta Chico Gualbernei, presidente da ABAP Ceará.

 

A Abap declara ser, atualmente, a maior organização do setor de publicidade da América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de mais de 3.200 profissionais e atendendo cerca de 4.100 clientes em todo o Brasil.  O mercado publicitário cearense conta com pelo menos 40 agências de médio e grande portes estruturadas e em funcionamento, além de uma ampla gama de pequenas agências que surgiram nos últimos anos.

 

Programação de Fortaleza 

O presidente da Medialogue, Alexandre Secco, tratará sobre “Como a tecnologia pode transformar a eleição em um negócio”. Com as mudanças nas regras das eleições 2016, que incluem teto menor de gastos e menos tempo de campanha em rádio e TV, as redes sociais devem ampliar sua importância antes e durante o período eleitoral.

Renato Meirelles apresentará pesquisa sobre a corrupção na política e na economia no Brasil.  Na sequência, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, abordará as ”Perspectivas do varejo brasileiro diante dos novos rumos da economia”. Em 2015, apesar da crise, os setores de comércio e varejo e o de serviços aumentaram a compra de espaço publicitário, segundo estudo da Kantar Ibope Media. Comércio e varejo foram responsáveis por R$ 25,32 bilhões em investimentos, enquanto o setor de serviços representou um montante de R$ 14,60 bilhões.

 

Encerrando a manhã de discussõeso professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital, Silvio Meira, tratará do tema “Da ingenuidade para a produtividade digital”. Ele abordará a profunda mudança pela qual a organização do trabalho, os profissionais, as empresas e as cidades devem passar nos próximos anos.

 

Serviço
Reunião Nacional da ABAP em Fortaleza
Data: 8 de julho de 2016 (sexta-feira)
Horário: das 8 horas às 13 horas
Local: Salão Capitólio – Hotel Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe)
Participam: Diretoria Executiva Nacional, Conselho Diretor e palestrantes convidados

Agenda


8h30min
– Welcome Coffee

9 horas – Abertura, Avisos,Comentários

9h10min –  Novo logo da Abap. Campanha Anticrise.

–   Cannes 2016. Registro

  • Orlando Marques, presidente Nacional

9h25min – The Global Goals

Os Cinco maiores grupos de comunicação do mundo assumem compromisso com a ONU sobre desenvolvimento sustentável.

  • Marcelo Diniz, assessor Estudos e Pesquisas.

9h45min – Projetos de Lei sobre publicidade em tramitação no Congresso Nacional.

  • Alberto Cavalcanti, assessor parlamentar

10h05min –   A Lei de Responsabilidade das Estatais e a Publicidade

–     Status da ação ABA x CENP, no CADE

*   Dr. Paulo Gomes, Consultor Jurídico

10h25min –  “Como a tecnologia pode transformar a eleição em um negócio”.

  • Alexandre Secco,Presidente da Medialogue.

11h05min –   Pesquisa “Bolso e cabeça do brasileiro.Existência no fim do túnel?”

  • Renato Meireles, presidente do Instituto Locomotiva.

11h35min – “ Perspectivas do varejo diante dos novos rumos da economia”

  • Dr. Honório Pinheiro, Presidente da CNDL

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

12h15min –  “ Da Ingenuidade para a Pesquisa Digital”

*   Cientista Silvio Meira, fundador do Porto Digital

12h55min –  Encerramento

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles