buscando a integridade perdida

Por Mariana Amorim (marianaamorim@opovo.com.br )

O professor universitário Luciano Melo lança na noite desta segunda-feira, 29, às 19 horas, na Saraiva Mega Store Iguatemi, seu primeiro livro. Com 20 anos de carreira, o autor buscou trazer sua experiência na compreensão do comportamento humano e suas motivações. Conhecido na área como um dos principais nomes no estudo de autoconhecimento e de conexão espiritual, Luciano baseia sua obra na ligação entre o homem e o seu criador.

Buscando a Integridade Perdida – A Sabedoria perene aplicada à vida cotidiana é um relato de experiencias vividas pelo próprio autor. Porém, Luciano deixa claro que não se trata de uma autobiografia. O livro é um conjunto de relatos e atividades que propõem ajudar a fortalecer as relações entre sentimentos e ações. “São diversos olhares sobre tudo. É o que eu vivi. Acredito que o livro trata da integridade para exercer os papéis da vida”, explica Luciano em entrevista ao Leituras da Bel.

Dividido em 21 capítulos, a base do livro é o processo de busca por uma vida plena. O autor frisa diversas vezes que “não somos o que fazemos. Somos aquilo que expressamos quando fazemos”.  A obra também traz referências ao eneagrama, um estudo de personalidade de origem Sufi – corrente mística do Islão inspirada nas práticas espirituais de Maomé – baseado em um diagrama de nove pontas.

“Quero possibilitar a ao leitor um aprofundamento de temas relevantes para uma vida produtiva, com significados e propósitos”. Ainda de acordo com Luciano, Buscando a Integridade Perdida – A Sabedoria perene aplicada à vida cotidiana também defende o ser humano como líder de si mesmo e responsável por suas ações e escolhas. “O livro é uma possibilidade de encontros com o próprio interior”, completa.

Publicado pela editora Bipe, a obra conta o com prefácio de Domingos Cunha, membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Eneagrama. Cada capítulo, além de textos motivacionais, traz também uma série de atividades e questionamentos “iluminados” que reforçam a a integração entre teoria e prática. “Todos os capítulos seguem a mesma estrutura para que se possa tornar tudo singular. Eu já faço esses exercícios em sala de aula há 20 anos. Foi o que me impulsionou a escrever esse livro”. Além de professor, Luciano também atua como consultor empresarial e terapeuta.

Para o futuro, ele diz que já está preparando o próximo volume. “O pôr do sol me inspira a caminhar e esse sentimento de andar para frente é minha filosofia. Para o futuro, eu quero continuar dividindo essa filosofia com as pessoas”, finaliza.

Serviço
Buscando a Integridade Perdida – A Sabedoria perene aplicada à vida cotidiana
De Luciano Melo
236 páginas (Ed. Bipe)
Quando: hoje, 29, às 19 horas
Onde: Saraiva Mega Store (Av. Washington Soares, 85 – Água Fria)
Entrada gratuita
Preço do livro: R$ 33

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles