Foto: Igor de Melo, em 13/02/2013

Foto: Igor de Melo, em 13/02/2013

Por Jáder Santana (jader.santana@opovo.com.br)

Em meio às celebrações pelos 25 anos de publicação do romance O Mundo de Flora, a escritora cearense Angela Gutiérrez lança nesta terça-feira, 30, O Silêncio da Penteadeira, obra que subverte classificações de gênero, transitando livre entre o conto dramático e a peça de teatro.


“Lembro-me que me sentei diante de minha penteadeira antiga e, em vez de olhar-me em seu espelho, pensei em quantas mulheres da família teriam passado por ele”, conta a escritora. Angela decidiu situar sua história em uma cidadezinha de interior, onde uma penteadeira passa de geração em geração assistindo aos dramas da casa.

O livro foi escrito há cerca de cinco anos, antes da coletânea de contos Os Sinos de Encarnação, que recebeu o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura em 2011. Os originais permaneceram guardados até que um grupo de amigas sugeriu que eles precisavam ir a público como parte das comemorações pelos 25 anos de O Mundo de Flora.

Estimulada, Angela entregou o texto ao ilustrador Descartes Gadelha e pediu-lhe que desenhasse uma gravura para a capa. Recebeu 26 ilustrações como presente. “Emocionada, intercalei o texto com as ilustrações, e o fato é que elas enriqueceram o livro”, elogia a autora.

Pela extensão – são pouco mais de 70 páginas – o livro pode ser classificado como um conto dramático, mas a forma como está construído o aproxima de outras linguagens. “O gênero beira uma pequena peça de teatro, com seus monólogos, diálogos e coro narrativo, espaço interno, unidade de ação e trama densa”, explica Angela.

O Silêncio da Penteadeira será lançado nesta terça-feira, às 19h30min, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras (ACL), que recentemente passou por uma grande reforma estrutural. O livro será apresentado pela professora doutora Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também escreveu o texto que encerra a publicação.

Serviço
Lançamento do livro O SIlêncio da Penteadeira, de Angela Gutiérrez
Quando: nesta terça-feira, 30, às 19h30min
Onde: Palácio da Luz (rua do Rosário, 1 – Centro)
Aberto ao público

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles