Lizzie-Bennet-Epic-Adventures-Lydia-Bennet

Lydia Bennet é a personagem menos cativante em Orgulho e Preconceito, obra-prima da escritora inglesa Jane Austen. Egocêntrica, infantiloide e fútil, a irmã caçula da família não conseguiu angariar simpatizantes ao longo das décadas. Uma visita à produção de Jane, entretanto, fez muitos fãs que viraram os olhos para Lydia mudarem de opinião. Entre 2012 e 2013, a série de web The Lizzie Bennet Diaries ganhou adeptos ao redor do mundo. A releitura moderna conta a história das irmãs Bennet nos tempos atuais. São vídeos no Youtube, postagens no Instagram e no Twitter, textos em blogs e outras plataformas digitais.

O sucesso é tanto que, em 2014, a produção online virou um livro com cenas e detalhes extras. Durante o desenrolar da série, Lydia galgou posições e cativou os espectadores. E, por isso, foi produzido o livro As épicas aventuras de Lydia Bennet, segundo inspirado na produção e lançado no Brasil pela Versus Editora. O texto apresenta uma continuação da história de Lydia após os fortes acontecimentos The Lizzie Bennet Diaries. A caçula tem muitos problemas para resolver após a devastação e a humilhação pública provocadas por George Whickhan.

Lydia passou boa parte da web série em duelo com a irmã Lizzie. Festeira, inconsequente e de temperamento forte, ela entrou em muitas enrascadas. Até que chegou o ápice da história: George, então namorado de Lydia, havia gravado um vídeo erótico. O conteúdo não foi jogado na web graças a intervenção de, obviamente, Darcy. Resolvido o grande problema, a caçula precisa lidar com outras questões. O curso tecnológico na faculdade comunitária foi negligenciado enquanto o caso se desenrolava, ela não tinha créditos suficientes para entrar em uma boa universidade, todas as irmãs já haviam saído da casa dos pais. São dilemas juvenis modernos, mas tratados pelas autoras – as norte-americanas Kate Rodick e Rachel Kiley – sob uma perspectiva aproximada de Jane Austen.

O spin off moderno de Orgulho e Preconceito acerta ao introduzir personagens carimbadas na literatura internacional para o público juvenil. É fato que a linguagem é simples, direta e sem rodeios – como na maioria dos livros feitos para adolescentes. Mas há uma construção de personalidades e apelo psicológico tão bem delineados pelas escritoras que o livro consegue avançar. Lydia continua inconsequente e azarada. Mas ela alcança um envolvimento pessoal e um amadurecimento dignos de Jane Austen. É interessante, também, observar o uso que a personagem faz, dentro do livro, de recursos como celular, plataformas de streamming e computador. O fim da história une a tradição da inglesa com as reviravoltas dos nossos tempos.

Serviço
As épicas aventuras de Lydia Bennet
Autoras: Kate Rorick e Rachel Kiley
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
294 páginas
Quanto: R$ 34,90
Editora: Verus | Grupo Editorial Record

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles