encontros-literarios-moreira-campos-ufc

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), evento promovido pelo Curso de Letras da UFC, recebem nesta quarta-feira, 21, as professoras Vera Lucia Albuquerque de Moraes e Fernanda Coutinho. As docentes vão debater sobre singularidades de personagens femininas da literatura brasileira. A atividade é aberta ao público a partir das 18 horas e acontece no Auditório José Albano (av. da Universidade, 2853 – Benfica).

Durante o evento também haverá lançamento do livro Imaginário dos afetos femininos na literatura. A obra, da professora Vera Lucia, foi publicada pelas Edições UFC em 2015. Exemplares serão vendidos por R$ 20. É necessário realizar inscrição através do link http://bit.ly/2cWJi2U.

Segundo informações divulgadas pela organização do evento, o foco do livro está “direcionado ao universo feminino, especialmente à esfera do imaginário e dos afetos em suas várias dimensões: a sedução, o erotismo, o medo, o desejo de vingança, o amor, o sofrimento, etc, com ênfase em um tipo específico de sentimento – o amor romântico”.

“Todas essas ideias estão embasadas em múltiplas teorias de autores que pesquisaram ou ainda pesquisam profundamente o tema dos afetos. O foco narrativo, o enredo, as personagens, o discurso, a intersubjetividade são elementos problematizados nessa coletânea de ensaios”, explica em material de divulgação.

Encontros Literários
Em 2016, a organização dos ELMC é do docente José Carlos Siqueira. O evento tem uma longa história na universidade. Criada na década de 1980, a iniciativa surgiu apenas como encontros literários. À época, era organizada pelo escritor e professor da UFC, Moreira Campos. Ano após ano, ele recebia pesquisadores, escritores e personalidades no Auditório José Albano. Em 1994, após a morte do autor, o projeto recebeu o nome do mestre.

Serviço
Onde:  Auditório José Albano (av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Quando: quarta-feira, 21, às 18 horas
É necessário realizar inscrição.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles