img_2016-3

Pam Gonçalves é uma velha conhecida do mundo virtual. Em 2009, durante os anos dourados da blogosfera, criou o Garota It – no qual falava sobre atualidades, literatura e lançamentos do mercado editorial. A catarinense já era amada por fãs e leitores, mas, apenas em 2014, quando começou a gravar vídeos para o Youtube, ela se transformou em uma febre nas redes sociais. O canal ‘TVGarotaIT’ tem quase 200 mil inscritos e 8 milhões de visualizações.

Em 2016, Pam passa de leitora e crítica de livros a produtora. Acabou de publicar Boa Noite, exemplar mais vendido da Editora Record durante a Bienal Internacional de São Paulo. A obra terá lançamento em Fortaleza no domingo, 25, durante evento na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, às 16 horas.

A catarinense de 26 anos é uma booktuber. No canal, ela grava vídeos sobre indicações literárias, novos autores, sagas e novidades do mercado editorial. Em entrevista ao Leituras da Bel, Pam conta que a ideia do livro veio a partir de notícias de jornais sobre abuso sexual no ambiente acadêmico.

https://www.youtube.com/watch?v=J1C8HWQ1zsg

Em Boa Noite, a jovem Alina muda de cidade para cursar Engenharia da Computação. Determinada, estudiosa e ansiosa por deixar o estereótipo de nerd para trás, a protagonista se sente desafiada ao entrar em uma turma formada majoritariamente por homens que não acreditam na capacidade feminina com os números. Para além das piadas misóginas, Alina e as amigas escutam relatos perturbadores de abusos sexuais.

A história, destinada ao público infanto-juvenil, é tão cativante quanto singela. A escrita de Pam é clara e os personagens são bem resolvidos. Destaque para o par romântico da protagonista, o estudante de Medicina Gustavo Sampaio, que consegue romper estereótipos e colabora com a autoconfiança de Alina diante das adversidades.

Capa Boa Noite V3 DS.inddServiço
Lançamento de Boa Noite em Fortaleza
Quando: domingo, 25, às 16 horas
Onde: Livraria Saraiva Iguatemi (avenida Washington Soares, 85)
Sessão de autógrafos com a autora Pam Gonçalves

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles