Angela Davis

Angela Davis escreve para além do próprio tempo. Prova disso é que, 35 anos após a publicação original, o livro “Mulheres, Raça e Classe” chega ao Brasil envolto por frisson. É a primeira tradução da obra para o português. Ao longo das 248 páginas, a autora realiza um apanhado histórico sobre as lutas feminista, antirracista e antiescravagista. A publicação é da Boitempo Editorial.


Professora, filósofa e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, Angela ficou famosa ao ser protagonista de um notório julgamento da justiça norte-americana. Angela foi ligada a um crime ocorrido em agosto de 1970, quando um julgamento em um tribunal acabou em fuga do réu, perseguição policial e mortes. A professora, que à época já integrava o movimento Panteras Negras, não estava na cena do crime – mas a arma utilizada estava em seu nome.

Angela teve a prisão decretada e fugiu durante alguns meses, para ser presa em Nova York após uma das maiores caçadas humanas da história. Ela foi detida, ficou encarcerada por 18 meses e, em seguida, inocentada das acusações. A situação da professora deu origem a campanha “Libertem Angela Davis”, que ganhou repercussão ao redor do mundo e teve ecos nos meios artísticos.

Como ativista conhecida internacionalmente, Angela oferece novas angulações e perspectivas em sua obra – ajudando a romper paradigmas considerados imutáveis. Apesar das fortes referências norte-americanas, a leitura do livro não fica comprometida. Pois os cenários de perseguição, abuso de poder, trabalho escravo e racismo, descritos pela estudiosa na obra, são familiares à rotina brasileira.

Serviço
Mulheres, raça e classe
Angela Davis
248 páginas
Tradução: Heci Regina Candian
Preço: R$ 54
Mais informações no link!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles