Monstro Rosa.indd

Autora espanhola lança no Brasil os livros infantis Monstro Rosa e Pássaro Amarelo. Através da literatura, Olga de Dios quer incentivar o apoio mútuo, a aceitação das diversidades e o compartilhamento de saberes entre as crianças


O monstro rosa e o pássaro amarelo são diferentes por natureza. Desde o nascimento, eles precisaram conviver com olhares curiosos. A inabilidade para voar, a forma desajeitada, a cor forte nas penas ou no pelo. Tudo nos dois contrastava com o meio no qual eles viviam. Nem por isso, entretanto, deixaram de se divertir com os amigos e de (tentar) tornar o mundo um lugar melhor para se habitar. Os personagens da autora espanhola Olga de Dios moram nas páginas dos livros infantis e são responsáveis por carregar mensagens de respeito, diversidade, apoio e compartilhamento de saberes.

As duas obras – Monstro Rosa e Pássaro Amarelo – foram lançadas pelo selo Boitatá da Boitempo Editorial. Em entrevista ao Leituras da Bel, Olga explica que trabalha com “personagens monstruosos”, para utilizá-los como ferramentas de transmissão de ideias e valores. Por isso, o desajeitado monstro rosa, que vivia em um local preto e branco, cria coragem para cruzar o mundo utilizando uma bicicleta e um barquinho de papel.

Já o pássaro amarelo aproveita a inteligência para viabilizar os sonhos – os seus e os dos outros. Ao fim das histórias, os personagens se encontram em um lugar de alegrias e convivência tranquila.

Monstro Rosa.indd
“O público infantil é muito exigente, sincero e crítico. Abordo a literatura infantil com respeito especial, mas rompendo com a lógica de protecionismo excessivo e censura de conteúdo, trabalhando com a melhora do caráter e da criatividade madura das propostas. Acredito que devemos cuidar muito dos materiais que produzimos para a infância e tratar este público com o respeito que merece”, explica a escritora e ilustradora.

Olga chegou ao mundo editorial através do talento para desenhar. Há seis anos, decidiu ampliar a formação como ilustradora e os “personagens monstruosos”, que sempre habitaram seu universo criativo, começaram a ganhar mais espaço. A autora já conseguiu publicar quatro títulos na Espanha.

Apenas os dois primeiros volumes, Pássaro Amarelo e Monstro Rosa, tiveram tradução para o Brasil. Ela é responsável pelas histórias e pelas ilustrações – em um processo produtivo que exige dedicação em várias frentes.

“Entendo que os livros são suportes para história, mas no caso do álbum ilustrado, é um elemento a partir do qual se criam espaços de encontro entre várias pessoas, às vezes várias crianças ou pessoas de diferentes idades. Esses livros facilitam momentos de debate, de troca de conhecimento e eu trabalho muito para tentar que meus livros sejam ferramentas que gerem perguntas e questionamentos acerca da realidade que nos rodeia”, explica a escritora. (colaboraram Hamlet Oliveira e Jáder Santana)

Saiba mais
Olga de Dios é espanhola, vive em Madri e tem 36 anos. Formada em arquitetura, começou a trabalhar como designer e ilustradora em 2006. Atualmente, dedica-se integralmente à produção de livros infantis. Monstro Rosa e Pássaro Amarelo são os primeiros livros que ela publica no Brasil.

Serviço
Pássaro Amarelo
Olga de Dios
Tradução: Thaisa Burani
Selo Boitatá
Boitempo Editorial
R$ 39
44 páginas

Monstro Rosa
Olga de Dios
Tradução: Thaisa Burani
Selo Boitatá
Boitempo Editorial
R$ 39
40 páginas

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles