belgravia-livro-resenha

Por  Mariana Amorim (do blog Memórias de Gaveta)

Em Belgravia, o autor de Downton Abbey, Julian Fellowes, mistura realidade e ficção em uma envolvente e clássica história de amor

Que o autor britânico Julian Fellowes tem uma obsessão pelo comportamento inglês não existe dúvidas. O criador e roteirista da aclamada série britânica Downton Abbey mostra um conhecimento e fascínio peculiar pelas histórias da Londres dos séculos passados. Após se aventurar em prosa com Esnobes, que foi lançado em 2004 e republicado este ano pelo selo Fabrica 231, Fellowes surpreendeu mais uma vez com Belgravia, um romance no estilo folhetim vitoriano.

A história foi disponibilizada, no primeiro momento, apenas no idioma original através de um site. Seguindo o protocolo dos antigos folhetins, a cada semana um novo capítulo era publicado. Apenas após o final de 11 capítulos, o livro físico foi lançado. A obra, que chegou às livrarias brasileiras no inicio do semestre pela editora Intrínseca, já causou um burburinho no cenário literário por conta do seu forte referencial histórico.

O autor do livro, Julian Fellowes

O autor do livro, Julian Fellowes

Em Belgravia, o leitor é levado à noite do dia 15 de junho de 1815, para o famoso baile da condessa Richmond, em Bruxelas. O evento é conhecido historicamente porque ao final do baile todos os jovens saíram para a batalha de Waterloo, ainda vestidos com trajes de gala.

O livro apresenta a história de duas famílias que foram unidas por um segredo. A narrativa começa apresentando Sophia, filha do casal Anne Trenchard e James Trechard, entusiasmada com um convite para um baile com a condessa. Mesmo filha de um comerciante influente, a jovem não esperava o convite, pois somente os nobres são convidados para os eventos da condessa. Durante a noite, Sophia conhece o lorde Bellasis. Os dois se apaixonam e resolvem viver todo esse amor em uma única noite.

Após o baile, Edmund Bellasis segue para a batalha. Porém, antes de partir, o lorde promete voltar e casar com Sophia. Infelizmente, dias depois, ele é morto em campo. Sophia fica completamente transtornada e acaba entrando em depressão. Pouco tempo depois, a jovem descobre que está grávida de Bellasis e a notícia abala a família Trenchard. Buscando proteger a filha, os pais de Sophia resolvem levá-la para longe. A jovem morre logo após o parto e seu filho é entregue para ser cuidado por um casal conhecido de seus pais, o Sr. Pope e Sra Pope.

Vinte anos depois, o pai de Sophia, James Trenchard, consegue a tão sonhada ascensão social. Morando em Belgravia, bairro nobre que ele mesmo ajudou a construir, o casal voltar a ter contato com a família de Edmund Bellasis. O conde Bronckenhurst e sua esposa, pais de Edmund Bellasis, sofrem por não ter nenhum herdeiro. O trono será deixado para o sobrinho John, filho do irmão do conde Bronckenhurst. É nesse momento que a narrativa ganha fôlego. A trama passar a girar em torno da busca das duas famílias (Trenchard e Brockenhurst) pelo neto.

A leitura de Belgravia é uma imersão na Londres do século de 1800. A obra conduz o leitor de maneira leve e envolvente. Com uma perfeita descrição dos cenários e costumes, o autor traz um pouco da história para ficção. De maneira sútil, Julian costura fatos reais a vida de seus personagens. A trama também traz a marcar registrada do britânico: muitos planos secretos, romances escondidos, mentiras, descobertas, investigações e fofocas. Belgravia parece ser mais uma aposta de sucesso. A mídia inglesa já especula sobre uma possível adaptação para a TV. No Brasil, a Editora Intrínseca tem uma área reservada para o livro em seu site. Lá, é possível acessar vídeos do autor explicando algumas de suas ideias e também baixar o primeiro capítulo do livro.

Saiba mais
A série britânica Downtown Abbey é considerada uma das maiores já televisionada. Ambientada em uma cidade fictícia, que deu nome a série, a trama foca na sociedade aristocrata inglesa. Vencedora de três Globos de Ouro, as seis temporadas estão disponíveis na Netflix.

belgravia-livroServiço
Belgravia
De Julian Fellowes
Ed Intrínseca
368 páginas
R$49,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles