14717056_1181877095182947_7976011967544605693_n

Fidelidade de conteúdo e os méritos das adaptações são pauta do encontro, hoje, no Espaço O POVO de Cultura & Arte

Mais um encontro de Blogueiros O POVO será realizado nesta sexta-feira, 28, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. O tema desse mês é Adaptação – dos livros para o cinema. Entre os grandes sucessos que saíram das páginas de livros e ocuparam as telas, estão Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

No bate-papo, os convidados da edição falarão sobre essas e outras célebres adaptações. O público presente no evento vai concorrer, no final do debate, a ingressos de cinema que serão sorteados na ocasião.

Os convidados desta edição são Thais Faria, especialista em semiótica; Gabriel Amora, autor do blog Quarto Ato, que acompanha lançamentos da televisão, literatura e cinema; e Isabel Costa, do blog Leituras da Bel e também repórter do caderno Vida & Arte. A conversa será mediada por Chico Driessen, do blog Identidade Digital.

Um dos temas a ser debatido entre o grupo será a análise da fidelidade das adaptações. “Além das sagas clássicas, também vamos entrar nas questões de tradução intersemiótica, do livro para o filme, e tentar entender porque tanta gente rechaça algumas produções cinematográficas.

Vamos abordar não só o que se perde em termos de enredo, mas também os méritos que as produções têm”, explica Isabel. A repórter ainda adianta outras adaptações que devem entrar na conversa: As Vantagens de Ser Invisível, O Lado Bom da Vida e O Quarto de Jack.

Entre os filmes atualmente em cartaz, destacam-se Inferno e O Lar das Crianças Peculiares, ambos vindos de livros conhecidos do grande público que viraram grandes produções hollywoodianas, além da adaptação homônima do polêmico A Garota do Trem, de Paula Hawkins, que estreou ontem. Entre as futuras estreias, a adaptação do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, que faz parte do universo de Harry Potter, também será objeto de análise dos convidados.

Serviço
Encontro de Blogueiros O POVO
Tema: Adaptação – dos livros para o cinema
Dia: hoje, 28 de outubro, às 19 horas
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Avenida Aguanambi, 282)
Aberto ao Público

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles