Ronaldo Correia de Brito, escritor (Foto: divulgação)

Ronaldo Correia de Brito, escritor (Foto: divulgação)

Por Jáder Santana (jader.santana@povo.com.br)

Começa hoje quarta edição da Festa Literária de Aquiraz, que neste ano homenageia o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito e oferece programação para todas as idades

Contrariando os prognósticos que apontavam para o encerramento de suas atividades, a Festa Literária de Aquiraz (Flaq), um dos eventos mais charmosos do Estado, celebra agora sua quarta edição em novo espaço e com programação que cobre da literatura infantil ao romance adulto. Festejando os autores da terra, foi escolhido como homenageado o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito.
A idealizadora da festa, Aurea Figueira, fala de “sobrevivência” quando se refere aos esforços necessários para que a realização dessa nova edição fosse garantida. Transferida para um novo local – a Vila Azul do Mar, no Beach Park -, a Flaq agora acontece no período da noite e tem programação gratuita para o público. “As pessoas vão estar se divertindo, curtindo o ambiente, e vão poder apreciar um momento de literatura. O Beach Park abraçou a Festa para ter isso. Queremos uma programação cultural sólida. É sobrevivência”, comentou.

Socorro Acioli (Foto: Maria Clara Medeiros / Divulgação)

Socorro Acioli (Foto: Maria Clara Medeiros / Divulgação)

Para pensar em autores e convidados que se adequassem ao novo formato, Aurea convidou a escritora Socorro Acioli, que atua como curadora do evento ao lado do jornalista e escritor Nelson Lourenço. Socorro, que transita com fluidez entre diversas faixas etárias de público, foi fundamental na concepção de uma programação que aliasse a discussão sobre a literatura que vem sendo produzida para crianças e jovens e o pensamento que envolve a criação para adultos.

“A ideia é fazer um evento que se pretende mais íntimo. São dias em que as pessoas se encontram, circulam por um lugar agradável, vivem a experiência de conviver com autores e outros leitores”, comenta Socorro, que se inspira em um exemplo pioneiro e exitoso no universo dos eventos literários: a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que no próximo ano celebra sua 15ª edição, e sua versão inglesa, a FlipSide, realizada desde 2013 na costa leste da Inglaterra.

Paula Pimenta, escritora

Paula Pimenta, escritora

A curadoria do evento também procurou estar atenta ao alcance ampliado da literatura, abraçando a proposta de observá-la em diálogo com outras plataformas e formatos, como o cinema e o jornalismo. Na mesa “A Ponte Real Entre o Livro e o Leitor”, com a presença do editor do Suplemento Pernambuco, Schneider Carpeggiani, será discutido o papel do jornalista na mediação e promoção da literatura. Por outro lado, a mesa “Sobre a Palavra e a Imagem” debate o livro como fonte de inspiração para o cinema.

Além dos nomes já citados, a Flaq tem entre suas confirmações a participação dos escritores infantojuvenis Paula Pimenta e Fábio Yabu, que ao lado de Socorro integram a mesa “Entre Princesas e Vilões”, sobre a ressignificação a que os estereótipos infantis têm se submetido. As escritoras cearenses Marília Lovatel e Solange Lasalvia – que lança o livro Sapenilda e o Tesouro Perdido, estão na mesa “Como Nascem as Histórias?”, que deve abordar questões ligadas ao processo criativo e concepção dos textos.

Destaques da programação
Quinta, dia 10
18h30min – Mesa “Como e Por Que Ler Ronaldo Correia de Brito”, com Marco Severo, Carlos Vasconcelos e Nelson Lourenço
20 horas – Mesa “Como Nascem as Histórias”, com Marília Lovatel e Solange Lasalvia

Sexta, dia 11
10 horas – Histórias compartilhadas, com Solange Lasalvia
17 horas – Encontro com o autor Tino Freitas
18h30min – Mesa “A Ponte Real Entre o Livro e o Leitor”, com Schneider Carpeggiani, Dellano Rios e Nelson Lourenço
20 horas – Mesa “As Itinerâncias de Ronaldo Correia de Brito”, com Schneider Carpeggiani e Fabiano Piúba

Sábado, dia 12
17 horas – Mesa “Entre Princesas e Vilões”, com Paula Pimenta, Fábio Yabu e Socorro Acioli
18h30min – Mesa “Três Contistas na Noite”, com Marco Severo, Juliana Diniz e Ronaldo Correia
de Brito
20 horas – Mesa “Sobre a Palavra e a Imagem”, com Paulo Linhares, Pablo Arellano e Jáder Santana

Domingo, dia 13
10 horas – Contação de histórias para crianças com Tamara Bezerra

Serviço
Festa Literária de Aquiraz (Flaq)
Quando: de hoje a domingo, 13
Onde: Vila Azul do Mar, no Beach Park (Porto das Dunas – Aquiraz)
Gratuita

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles