bicho-metropolitano-livro

Anchieta Mendes

Mariana Amorim (do blog Memórias de Gaveta)

Em livro de contos, autor cearense explora o lado animal dos seres humanos em histórias que misturam comédia e drama


Todo mundo carrega um lado meio “animal” dentro de si. Afinal, os bichos são nossos parentes diretos de evolução e pouca coisa diferencia a espécie humana deles. E é essa semelhança – que pode está mais perto do que se imagina – que o autor cearense Anchieta Mendes traz em sua nova obra, Bicho Metropolitano.

Com uma narrativa simples, escolha do próprio autor, a obra é dividida em 14 contos. Bicho Metropolitano traz para literatura o cotidiano das pessoas mostrando o lado animal do ser humano de uma forma coloquial, de ângulos diferentes e, ao mesmo tempo, cômicos.

O conto que empresta o nome ao livro fala sobre um rapaz que há 18 anos hibernou e nunca mais saiu de casa com medo da vida e dos outros. A sua vida se resume ao quarto na companhia de duas tias, uma cega e outra surda e muda. Ele surpreende a todos quando resolve namorar sem sair de casa.

Entre outras histórias, o autor destaca o conto Uma visão, que apresenta as vidas de três irmãs que têm como único elo um gato. A tragicomédia Velório doutro mundo – que traz uma enfermeira que trabalha para uma funerária e precisa resgatar o corpo de um dos pacientes morto que foi levado pelas águas da chuva durante um dilúvio angustiante – também promete arrancar gargalhas e lagrimas dos leitores.

Bicho Metropolitano é o quarto livro de Anchieta Mendes. O autor já foi premiado com o troféu Antologias, realizado pelo SESC Santo Amaro e também recebeu premiação pela Academia Brasileira de Comédia de São Paulo e Revelações do Terceiro Milênio, através da Prefeitura Municipal de Caçu. Para sua nova obra, Anchieta afirma que a intenção era retratar a realidade do homem de maneira cômica e também irônica.

capa-frente-bicho-metropolitanoServiço
Bicho Metropolitano
Anchieta Mendes
Ed Penalux
142 páginas
Preço sugerido: R$ 34

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles