ginho-et-de-varginha-livro

Há quase dez anos, o cartunista Marcio Baraldi publica as tirinhas do simpático Ginho. Um ET muito divertido e pouco sensato. O personagem é um típico brasileiro e tem opinião afiada sobre tudo que se refere ao país. Ginho ganhou vida nas páginas da Revista UFO, tradicional publicação sobre ufologia. Em 2016, entretanto, foi o momento do criador reunir as melhores histórias e lançar um volume próprio. Assim nasceu o livro Ginho – o ET de Varginha.

São 50 páginas reunindo momentos engraçados, casos cotidianos e uma revelação surpreendente: os extraterrestres estão ao nosso lado.

ginho-et-varginha-marcio-baraldi-2

Ginho é tão irônico quanto ingênuo. Gosta de chamar atenção dos seres humanos com melancias na barriga ou com sacos de papel na cabeça. O que mais impressiona é a naturalidade do ET diante das pessoas. Faz aparições repentinas para senhores de bengala e moças que gostam de ficar na janela. O susto “dos outros” é tomado com espanto por Ginho. Na ingenuidade zombeteira, ele não entende como os extraterrestres causam tanta comoção entre os seres humanos.

Na publicação, é possível encontrar várias situações engraçadas e que se assemelham com o imaginário coletivo sobre extraterrestres. Há tirinhas sobre abduções, contatos imediatos e rastros deixados em plantações. Marcio Baraldi coloca, ainda, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um “acobertador” das investidas extraterrestres. Cabe a Michelle Obama a tarefa de repreender o líder do mundo livre.

ginho-et-de-varginha-marcio
Marcio Baraldi faz um engajado na causa da ufologia. É interessante observar como um tema simples, quase despretensioso, pode render tantas histórias divertidas. O livro tem 50 páginas coloridas em papel couche, e reúne os quatro primeiros anos da série, em ordem cronológica, para o leitor acompanhar a evolução do personagem através dos anos.

Ginho é o exemplar típico de criatura que não tem medo do estranho. Em tempos não polarizados e tão cheios de rancor, ele se apresenta como uma lufada de ar. Um personagem simples, sem grandes pretensões, engraçado na medida certa e originado do espaço.

Saiba mais
As aventuras de Ginho não se limitam ao Brasil. O ET viaja pelo tempo e espaço desvendando mistérios das civilizações antigas, da Bíblia ou da enigmática Área 51 ou ainda visitando globos em fase de colonização como a Lua e Marte.

ginho-et-de-varginhaServiço
Ginho – o ET de Varginha
50 páginas
Autor: Marcio Baraldi
Onde comprar: marciobaraldi.com.br

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles