clarice

Para alguns, Clarice Lispector é clara como água viva. Para outros, permanece obscura. Uma fonte de prazer literário tão enigmática quanto sua expressão. Não é de agora que críticos, jornalistas, acadêmicos e artistas tentam elucidar a escrita e a vida clariceana. Nos últimos anos, entretanto, ganhou fôlego a produção bibliográfica sobre a autora. Se estivesse viva, Clarice completaria 96 anos no próximo sábado, 10 de dezembro. Ela morreu em 1977, no Rio de Janeiro, um dia antes do próprio aniversário – em 9 de dezembro.

Desde que a crítica estrangeira se rendeu à produção de Clarice Lispector, os jovens leitores encaram uma pergunta: quem é a escritora de linguagem cotidiana e desafiante ao mesmo tempo? Nascida na Ucrânia, ela chegou ao Brasil ainda criança com os pais e as duas irmãs. Passou por Maceió e Recife até tornar-se uma carioca do Leme.

E de 1944 até 1977, anos do primeiro e do último livro publicados em vida, desafiou as pilastras da literatura nacional – encantando o público e dividindo as opiniões dos ensaístas. Mas não é de agora o interesse pelo legado da autora. Por aqui despontam, anualmente, centenas de pesquisas acadêmicas acerca de seus romances, contos e crônicas. E a presença dos livros clariceanos no portfólio de editoras garantiu o alcance fácil para as novas gerações.

clarice-lispector

Clarice Lispector

Leia mais
Clarice aos quatro ventos
Todos os contos de Clarice Lispector
A autora mais citada (e confundida) da internet

Clarice tem uma escrita cotidiana, versátil e instigadora. Desde a publicação de Perto do Coração Selvagem, primeiro romance, milhares de leitores foram sendo conquistados. Nos últimos anos, além da vasta produção acadêmica sobre Clarice, despotaram no mercado novas edições e publicações que versam sobre a escrita clariceana. Exemplo é o livro Todos os Contos, coletânea que reúne todos os contos de Clarice Lispector e ocupa lugar de destaque nas prateleiras das livrarias.

Todos os Contos é um livro para leitores, professores e estudiosos. Não apenas pela edição visivelmente luxuosa, mas pela oportunidade de ter os textos em apenas um suporte. É fato que Clarice nunca saiu das prateleiras. Em todas as grandes livrarias sempre houve edições dos exemplares disponíveis, mesmo que em padrão editorial mais simples. A oferta constante garantiu que o público conhecesse e amasse a escrita clariceana. Na academia há, também, um interesse inegável pela autora. Ela é uma das mais buscadas em trabalhos de conclusão de curso – monografias, teses, dissertações, artigos. Talvez perdendo em quantidade de publicação apenas para João Guimarães Rosa.

todos os contos clarice lispector roccoServiço
Todos os Contos
Autor: Clarice Lispector
Organizador: Benjamin Moser
Preço médio: R$ 69,50

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles