capitu-vem-para-o-jantar

A simbiose entre gastronomia e literatura é explorada no livro Capitu vem para o jantar, produção da jornalista Denise Godinho que une receitas e curiosidades literárias

Era noite de sexta-feira e a jornalista Denise Godinho estava lendo Dom Casmurro, de Machado de Assis. Um dos trechos da história de Bentinho e Capitu citava uma cocada. Foi o suficiente para ela ficar com a boca cheia de água. Vasculhou a cozinha em busca dos ingredientes até encontrar o necessário para fazer uma pasta de coco que mais lembrava um beijinho de festa. Cada nova página do romance foi acompanhada por uma colherada. Denise descobriu a simbiose entre literatura e gastronomia.

Ela não parou mais de pesquisar sabores oriundos de livros. Criou um blog para partilhar as relações sinestésicas que encontrava a cada novo romance. Partilhou com leitores a mostarda de Clube da Luta, o ragu de Orgulho e Preconceito, o arroz-doce de Dona Flor e os brownies de As Vantagens de Ser Invisível. O projeto se transformou em livro, publicado pela Editora Verus com o título Capitu vem para o jantar.

Com curiosidades sobre os autores e pesquisas sobre as histórias, a publicação reúne 35 receitas. “Percebi que a comida, nos livros, significava muito mais do que alimentar os personagens”, explica Denise em entrevista ao Leituras da Bel, por telefone. A pesquisa se voltou muito mais para a literatura do que para a gastronomia. “Comecei a estudar os contextos sociais e econômicos”, aponta. A partir das investigações, a jornalista foi em busca de modos de preparo e ingredientes adequados a contemporaneidade.

capitu-vem-para-o-jantar-denise-godinho

Antes de despertar para a simbiose entre literatura e gastronomia, Denise nunca havia se interessado fortemente pela cozinha. Filha de família portuguesa, ela amadureceu para um talento guardado nos genes. “Sempre vi minha mãe na cozinha preparando muitas receitas. Era uma habilidade para a qual eu estava caminhando aos poucos. Fiz o blog, que nasceu também como um diário de aprender a cozinhar”, aponta a jornalista.

Capitu vem para o jantar não é apenas um livro de receitas. É uma forma de conhecer conjunturas sociais e ter uma relação mais íntima com os autores. Conforme explica Denise, a relação sinestésica e cheia de sabor é capaz despertar o “gosto” pela leitura em iniciantes. Com o lançamento do livro, a autora começou a fazer palestras em escolas e instituições. Nas plateias, ela diz, é visível a “água na boca” e o despertar de sentidos. “As pessoas saem dizendo que vão ler. Acho que o olhar para a gastronomia realmente incentiva. É importante, pois ainda lemos pouco no Brasil. E qualquer projeto que incentive a leitura é relevante”, explica.

image003Serviço
Capitu vem para o jantar
Denise Godinho
Verus Editora, 216 páginas
Quanto: R$ 69,90
Mais informações: capituvemparaojantar.com

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles