Café-Clube de Leitura, no Espaço O POVO (Foto: divulgação)

Conversar sobre um livro é quase tão prazeroso quanto o ato de ler. Envolvidos pela leitura e pelas personagens, nós discutimos com amigos e colegas sobre as características do texto, a perspicácia do narrador, a engenhosidade do escritor, os caminhos da história. Em Fortaleza, nos últimos meses, vários Clubes de Leitura começaram atividades ou ampliaram o número de participantes. São coletivos envolvidos e engajados, que se reúnem periodicamente para discutir sobre um ou dois livros escolhidos. Com a ajuda de amigos, colegas e desconhecidos do Facebook,  eu fiz uma lista com alguns dos Clubes de Leitura em funcionamento na cidade. 

Há opções em vários bairros e com vários perfis de leitura! Dos quadrinhos aos clássicos internacionais. Dos autores nordestinos aos livros contemporâneos.

Você conhece outro Clube de Leitura? Sabe mais informações sobre um dos coletivos da lista? Quer fazer uma correção nas informações da postagem? Quer formar um Clube de Leitura? Tem experiência com compartilhamento de leitura e quer opinar? É só comentar na postagem! Essa lista pode/deve ser ampliada, mexida, acrescentada e incrementada! O importante é que todo mundo encontre um grupo para compartilhar saberes, leituras, personagens e opiniões!

Veja a lista:

Leia Mulheres Fortaleza
Acontece na Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010), sempre no último sábado do mês às 19 horas. A mediação é de Alessandra Jarreta. Outras informações no telefone 4008 0800 ou no link!

Clube de Leituras da Bel
É o clube dos leitores do blog. Vamos realizar o segundo encontro no dia 2 de setembro, às 14 horas, no Theatro José de Alencar.  O objetivo é discutir as duas ou três obras e traçar conexões. A cada edição, o clube vai ocupar um novo espaço na cidade. A ideia é levar livros, leitura e literatura para locais abertos, públicos e bonitos de Fortaleza. E, como serão sempre dois livros, vamos manter a periodicidade bimestral. Outras informações no link!

Clube do Quadrinho Rebirth
O coletivo é especializado em HQs. Também é realizado na Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010). Os encontros acontecem nas últimas quintas do mês, às 19 horas. Outras informações através do telefone 4008 0800 ou no link!

Clube de Leitura Dito e Feito
O grupo discute mensalmente uma obra de autor nordestino.  A mediação é de Alessandra Jarreta. Os encontros acontecem no Dito Feito Brechó & Cultura (rua João Alves Albuquerque, 34, Parque Manibura). Outras informações no link!

Café-Clube de Leitura
Realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282). São encontros mensais, sempre às quartas-feiras, para discutir sexualidade e literatura.  A mediação é dos jornalistas Jáder Santana e Marina Solon. Outras informações no link!

Clube de Leitura Divina Comédia Humana
Criado em dezembro de 2014 para realizar leituras da Comédia Humana de Honoré de Balzac, o grupo já fez mais de 50 encontros. Outras informações no link!

Clube do Livro – PET Pedagogia da UFC
Foi criado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia/UFC. Os encontros acontecem em espaços da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a ideia é discutir sempre dois livros. Mais informações no link.

Clube de Leitura Sublime
As atividades acontecem na Confeitaria Sublime (rua Eduardo Bezerra, 1276 – São João do Tauape). Em geral, os encontros acontecem no último sábado do mês, às 10 horas. Outras informações no link!

Clube de Leitura Amor En-Cena
Grupo se reúne na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3131), sempre aos domingos, das 18h às 19h30min. A organização e a mediação são realizadas por Camila Ricarte. Sempre são discutidas obras que falam sobre amor. Outras informações no telefone 3458 0300.

Clube do Livro Confraria de Leitura da Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar
Reuniões semanais realizadas nas sextas-feiras, das 7h30 às 9 horas e das 13h30 às 15 horas. O clube, que tem quase 21 anos de existência, funciona na Escola Jornalista Demócrito Dummar (avenida Euclídes Paulino Barroso, 2477 – Canindezinho).  Além da leitura compartilhada, o grupo faz empréstimo de livros para alunos, pais e avós. Outras informações no telefone 98717 4539.

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles