Foto: reprodução

Cem mulheres que entraram para a história em várias áreas de atuação tiveram suas biografias reunidas no livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, recém lançado no Brasil

Quais as semelhanças entre a pintora Frida Kahlo, a matemática Ava Lovelace e a estilista Coco Chanel? Todas têm histórias inspiradoras e se destacaram em suas áreas de atuação. A trajetória delas – e de outras 97 mulheres -é contada em livro concebido pelas italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo. Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias foi lançado no Brasil pela V&R Editores.

Cada história é narrada em uma página e acompanhada por uma ilustração. No total, foram envolvidas 60 artistas na concepção das imagens. “Essas pequenas biografias são contadas de uma forma diferente. Além de ser um livro muito bem ilustrado e extremamente colorido, as histórias têm um tom de conto de fadas. É como se determinada personagem, embora real, tivesse um aspecto mágico. É como ler uma história fantástica, mas sabendo que existe realidade naquela narrativa”, explica Flávia Lago, editora da V&R e responsável pela compra dos direitos da obra no Brasil.

Entre as mulheres biografadas no livro estão Amelia Earhart, primeira aviadora a dar a volta ao mundo voando sozinha; Mae C. Jemison, a primeira mulher afro-americana a viajar para o espaço; e Aung San Suu, política e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Flávia destaca a presença de duas brasileiras na publicação: a poetisa Cora Coralina e a surfista Maia Gabeira. Uma das características de Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias é apostar no protagonismo feminino em diferentes áreas de atuação. Da literatura ao esporte, da política ao estudo científico.

Para financiar a publicação, as autoras italianas fizeram um crowdfunding – processo no qual apoiadores depositam valores antecipadamente para que projetos se tornem realidade. Pessoas de mais de 70 países acreditaram na obra e fizeram colaborações. “Esse livro tem tudo a ver como o momento atual. As duas autoras tinham uma expectativa e arrecadaram 1 milhão de dólares. A meta era fazer 20 mil exemplares e foram feitos 60 mil”, destaca a editora. Flávia faz a ressalva de que, apesar de ser um livro com histórias de mulheres extraordinárias, é necessário não enxergar a publicação como exclusivamente feminina. “Nada impede que os pais e as mães comprem o livro para os meninos e que eles aprendam sobre essas mulheres”, finaliza.

Serviço
Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias
Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo
V&R Editoras
207 páginas
Tradução: Carla Bitelli, Flávia Yacubian & Zé Oliboni
Quanto: R$99,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles