Ilustração: Peter McCarty

Narrativa é construída a partir do ponto de vista de uma árvore que realmente existiu e ficava no quintal da fábrica de Otto Frank

O diário mais famoso do século XX, escrito por Anne Frank durante o período no qual a família ficou escondida dos nazistas, ganhou uma versão inusitada: um livro ilustrado conta a história a partir do ponto de vista de uma árvore. O castanheiro-da-índia, que realmente existiu, ficava no quintal da fábrica do pai da menina, Otto Frank, onde o grupo se escondeu da perseguição nazista. O texto é de Jeff Gottesfeld e as ilustrações são de Peter McCarty.

Uma das obras mais importantes do século XX, O diário de Anne Frank” tornou-se um símbolo dos horrores perpetrados pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O relato da adolescente judia que foi perseguida ao lado da família está há meses entre os livros mais vendidos no Brasil, segundo o Grupo Editorial Record, responsável pela publicação e A árvore no quintal – Olhando pela janela de Anne Frank.

“A árvore morreu em 2010, atingida por um raio em meio a uma tempestade, no verão em que Anne teria completado 81 anos. Mas seu legado permanece vivo, como o da menina: suas sementes e mudas foram plantadas em lugares conhecidos por sua relação com a luta por liberdade e tolerância no mundo inteiro”, divulgou a editora. O castanheiro-da-índia é citado por Anne no diário e sobreviveu por 172 anos. Ficava no quintal do terreno da fábrica de Otto Frank, em Amsterdã. Foi num anexo da fábrica que a menina e a família se esconderam durante a ocupação da Holanda.

“No livro, Gottesfeld relata como a árvore gostava de observar os passos da menina; a via escrever no diário pela janela; testemunhou seu primeiro beijo; e acompanhou ainda a manhã em que ‘homens de uniforme cinzento chegaram à fábrica, rasgaram as cortinas e enfiaram as pessoas em carros negros”. O autor imagina ainda como a árvore passou anos esperando a menina, que nunca mais voltou. E como teria presenciado o retorno do pai, que reencontrou na fábrica os escritos de Anne‘, continua a editora em material de divulgação.

Serviço
A árvore no quintal – Olhando pela janela de Anne Frank
The tree in the courtyard: Looking through Anne Frank’s window
Autor: Jeff Gottesfeld
Ilustrações: Peter McCarty
Páginas: 40
Preço: R$ 39,90
Tradução: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Junior | Grupo Editorial Record

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles