Foto do filme As vantagens de ser invisível, que tem livro homônimo

Com o sucesso da série Os 13 porquês, lançamento da Netflix baseada em livro homônimo, outros títulos no mercado leitor juvenil começaram a ser buscados. Produção é inspirada em livro escrito por Jay Asher e publicado no Brasil pela Editora Ática. Conheça cinco livros que tratam de suicídio ou têm o tema como pano de fundo:

1. Cartas de amor aos mortos
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse.
Editora Seguinte, 344 páginas
Autora: Ava Dellaira

2. Por lugares incríveis
Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Editora Seguinte, 400 páginas
Autora: Jennifer Niven

3. As virgens suicidas
Num subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência. A tragédia é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança.
Companhia das Letras, 232 páginas
Autor: Jeffrey Eugenides

4. As vantagens de ser invisível
Charlie precisa lidar com o suicídio do melhor amigo e com a mudança de escola. Com cartas mais íntimas que um diário, hilárias e devastadoras, ele compartilha seu mundo com o leitor.
Editora Rocco, 223 páginas
Autor: Stephen Chbosky

5. A playlist de Hayden
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. Editora Novo Conceito, 288 páginas
Autora: Michelle Falkoff

Saiba mais
Veja mais informações sobre prevenção ao suicídio
Leituras da Bel discute arte e suicídio

Serviço
Centro de Valorização da Vida
Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.
Telefone: 141 (24 horas)
Site: www.cvv.org.br
Atendimento via chat, skype e e-mail

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles