Espetáculo Castanha.

O Coletivo A Literação, formado por alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), promove, gratuitamente, a oficina Narrativas da Dramaturgia. A formação, estruturada em três dias, será ministrada pelo jornalista e dramaturgo Renato Abê. O curso acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho, sempre a partir das 18 horas.

A participação é gratuita. É necessário preencher uma ficha (https://goo.gl/IiN1ay), que ficará disponível até a próxima sexta-feira, 2 de junho. O resultado será divulgado no dia 4 de junho. São ofertadas 15 vagas e não é necessário ter experiência anterior com o tema.

A formação foi foi idealizada por Renato Abê em 2016, quando realizava temporada de circulação no Rio de Janeiro. Ao longo da formação, os participantes vão entender as principais estruturas do texto para teatro – partindo da dramaturgia que nasce das ruas, do movimento e do contato com a área urbana. A oficina é baseada, ainda, em tutoria do crítico teatral e dramaturgo português Jorge Louraço Figueira e no referencial teórico da carioca Renata Mizrahi.

Isabel Costa e Renato Abê durante apresentação de Castanha na Bienal Internacional do Livro do Ceará. (Foto: Aurélio Alves)

Renato Abê é jornalista e dramaturgo. Pós-graduado em Direção Teatral na Casa das Artes das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Ceará. Formado como ator no Curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita), é autor de textos como Acordados – que cumpriu temporada no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Hoje – além de ser repórter no Vida&Arte, suplemento de cultura do O POVO – ministra o módulo de montagem da 27ª turma do Cita e cumpre o Percurso de Artes Cênicas 2017 do Porto Iracema das Artes. Ele também é autor do espetáculo Castanha, que foi montado no Rio de Janeiro.

O autor também estará, na próxima quinta-feira, 1º de junho, no Departamento de Literatura para conversar com o público sobre  literatura, dramaturgia e mercado editorial. O encontro acontece às 18 horas e também tem entrada gratuita.


Serviço
Projeto O Escritor na Universidade
Convidado Renato Abê, dramaturgo e jornalista
Mediação: Isabel Costa
Quando: quinta-feira, 1º de junho, às 18 horas
Onde: Departamento de Literatura (Avenida da Universidade, 2683)
Promoção: A Literação
Entrada gratuita

Narrativas da dramaturgia
Com Renato Abê
Quando: dias 6, 7 e 8 de junho
Horário: das 18h às 21 horas
Onde: Departamento de Literatura (Avenida da Universidade, 2683)
Participação gratuita
Inscrição: https://goo.gl/IiN1ay

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles