Mailson Furtado. (Foto: divulgação)

Por Renato Abê (renatoabe@opovo.com.br)*

Uma constatação incomodou o poeta: são poucos os versos publicados sobre algumas cidades Ceará adentro. “Senti falta de um registro mais profundo desse lugar circunscrito. Queria um registro literário mais abrangente, um mapeamento literário da região”, explica Mailson Furtado. Ele partiu da cidade onde mora, Varjota, para olhar os municípios ao redor e assim surgiu o livro À cidade, que será lançado no auditório do Sesc Centro, em Sobral, amanhã, 1º, às 19 horas. Na Capital, o autor lançou a obra durante a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará e já planeja um novo evento em Fortaleza.

Com texto de abertura do teatrólogo Oswald Barroso, o livro traz uma única poesia de 60 páginas. “É um poema de fôlego, bem diferente, que é dividido em quatro partes, que são os tempos presente, pretérito, pretérito-mais-que-perfeito e futuro do pretérito”, detalha.

“Foi o Oswald que me ajudou ao pensar essa divisão de tempos e a enxergar a obra como um corpo só”, gratifica, destacando a importância da colaboração do pesquisador de cultura popular. A publicação traz ainda o ensaio crítico A cidade pelo arquivo dos pés, assinado por Dércio Braúna, poeta e mestre em história pela Universidade Federal do Ceará.

Para traçar esse retrato afetivo do Interior, Mailson buscou referências diversas da literatura brasileira. Na temática, recorreu à influência do estilo de João Cabral de Melo Neto. Já na forma, se ancorou no modelo neoconcreto de Ferreira Gullar. Além disso, ele foi perpassado diretamente pelo o que chama de “mitologia popular” dessas cidades.

“Tem vários elementos históricos, metafísicos, folcloristas. No começo era uma proposta despretensiosa, mas depois (o poema) foi crescendo e incluindo muitas referências”, aponta.

Esse é o quarto livro de Mailson e foi publicado de modo independente. “O interessante desse modelo de publicação é que você faz o livro no formato que você deseja, mas o problema é a distribuição, que é muito difícil e quebra as pernas do autor independente”, avalia. Mesmo sem apoio, o escritor pretende seguir levando a obra pelo Estado. “Vou tentar levar o livro e fazer eventos onde eu puder”, projeta.

Serviço
Lançamento do livro À Cidade, de Mailson Furtado
Quando: quinta, 1º, às 19 horas
Onde: Sesc Centro (Boulevard João Barbosa, 902 – Sobral)

*Renato Abê é jornalista e dramaturgo. Pós-graduado em Direção Teatral na Casa das Artes das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Ceará. Formado como ator no Curso de Iniciação Teatral Acontece (Cita). Hoje – além de ser repórter no Vida&Arte, suplemento de cultura do O POVO  – ministra o módulo de montagem da 27ª turma do Cita e cumpre o Percurso de Artes Cênicas 2017 do Porto Iracema das Artes.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles