Hirondina Joshua

Hirondina Joshua, escritora moçambicana que estreia no Brasil em 2017, faz das palavras uma porta aberta. Com os vocábulos certos, a autora de 30 anos guia os olhos dos leitores para os desejos, os amores, as incongruências da vida. Antes de publicar o primeiro livro – Os Ângulos da Casa – ela integrou várias antologias e foi colaboradora de periódicos. Mas é no primeiro livro que vemos as faces de Hirondina mais limpas. Publicado em Moçambique no ano passado, a obra ganhou uma edição brasileira pela Penalux.

Os Ângulos da Casa é um passeio por vários cômodos. As diferenças de extensão entre os textos mostram uma construção com locações igualmente díspares. O fogo, a sexualidade, a paixão e a vida são moradores desse “lar” imaginário para o qual Hirondina nos conduz. São poemas de leitura simples, mas que conseguem mover o leitor entre os espaços.

A poetisa tem a simplicidade e a audácia dos grandes autores. Talvez por isso, já chegue ao mercado com um livro tão impactante. Para além desses aspectos, vale ressaltar que a publicação tem fino trato gráfico.

A moçambicana é uma escritora necessária para os nossos tempos. Saber que existe uma “Hirondina” forte, poetisa, sagaz e com uma obra que começa a ser publicada é um alento em tempos tão sombrios. Contra as adversidades, Os Ângulos da Casa está disponível para tantas pessoas que desejam percorrer essa arquitetura cheia de inspirações. Pela força poética ou pelo papel social, Hirondina é um nome que ainda será muito escutado.

 

Serviço
Os ângulos da casa
Autora: Hirondina Joshua
84 páginas
Quanto: R$ 34