Clare Mackintosh

Por Mariana Amorim (do blog Memórias de Gaveta)

Em seu livro de estreia no Brasil, Clare Mackintosh apresenta uma história marcada por personagens femininas fortes e uma trama chocante

A editora Intrínseca vem investindo e acertando nos novos nomes que publica. Desde o segundo semestre de 2106, diversos autores estrangeiros foram lançados no País com obras que chamaram a atenção do público e da crítica. Entre eles, o suspense A Viúva, da jornalista Fiona Barton. Ainda no primeiro semestre deste ano, a editora lançou aos leitores brasileiros a britânica Clare Mackintosh. A autora de Deixei Você Ir chega ao mercado nacional apresentando um suspense psicológico forte, bem escrito e com personagens marcantes.
A obra chegou às livrarias em junho deste ano. A história gira em torno do atropelamento que causou a morte de Jacob, um menino de cinco anos. Divido em duas partes, o romance policial apresenta duas perspectivas da narrativa e mostra como o trágico acidente de Jacob afetou diretamente a vida de Jenna, mãe do garoto e protagonista da trama, e de Ray, o detetive encarregado de investigar o crime e encontrar o motorista que fugiu do local sem prestar socorro. Os capítulos são divididos entre a visão de Jenna e de Ray. A parte dele é narrada em 3° pessoa e a dela em 1° pessoa.

O início da obra é lento. Basicamente, temos Jenna e sua luta para recomeçar a vida sem o filho. Sem provas ou qualquer coisa que possa ajudar a descobrir o culpado pela tragédia, as investigações esfriam e acabam arquivadas. Apesar de arrastada inicialmente, a obra conquista o leitor pela construção de seus personagens. Os dramas de cada um deles são palpáveis e reais. E isso é fundamental para levar o leitor até a segunda parte do livro.

Um ano após a morte de Jacob, uma pista traz à tona um novo rumo para as investigações. A reviravolta é feita de uma maneira muito bem desenvolvida. O leitor é levado a voltar à leitura dos capítulos anteriores e entender o que ele deixou passar. A partir daí, Deixei Você Ir torna-se eletrizante. A mudança de foco e a inclusão de novos personagens incomodam um pouco. Porém, não prejudica o desenvolvimento da história. O fim é inesperado e satisfatório.

Por ser uma ex-detetive, Clare Mackintosh consegue trazer muita veracidade à trama. A investigação criminal é contada de maneira envolvente. A autora trabalhou 12 anos do Departamento de Investigação Criminal Inglês e depois como jornalista de policial nos tabloides britânicos. Deixei você Ir é seu livro de estreia no Brasil, porém, a britânica é conhecida no Reino Unido por publicar livros do gênero.

Em resumo, Deixei Você Ir apresenta todas as características para um bom suspense. A obra pode ser considerada outro acerto da Intrínseca e fica ao lado de livros como A Garota do Trem, ed. Record, e Bom dia, Verônica, ed. Darkside.

Serviço
Deixei Você Ir
Autora: Clare Mackintosh
Ed. Intrínseca
368 páginas
Preço sugerido: R$35,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles