Leituras da Bel

Escritoras cearenses Ana Miranda e Marília Lovatel são finalistas do Prêmio Jabuti

740 2

Marília Lovatel

Ana Miranda e Marília Lovatel são finalistas do 59º Prêmio Jabuti. A lista completa com indicados foi publicada na noite de terça-feira, 3 de outubro. Ana disputa a categoria biografia com o livro Xica da Silva: a Cinderela Negra, publicação da Editora Record. Já Marília Lovatel foi indicada com o livro A Menina dos Sonhos de Renda na categoria juvenil.

O Prêmio Jabuti, realizado pela Câmara Brasileira do Livro, é uma das principais premiações de literatura do Brasil. Nesta edição de 2017, duas novas categorias se juntam as vinte e sete já existentes: “História em Quadrinhos” e “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. A curadoria de dessa edição foi realizada por Luiz Armando Bagolin.

Conheça as escritoras

Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje vive no Ceará. Estreou como romancista em 1989, com Boca do Inferno (prêmio Jabuti de revelação). De lá para cá escreveu diversos romances, entre eles Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras). Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos, e representou o Brasil perante a União Latina, em Roma.

Marília Lovatel é formada em Letras e mestre em Literatura. Começou a carreira de escritora em 2012, com a publicação de A sala de Aula e Outros Contos pela Editora Scipione. De lá para cá, a literatura soprou apenas bons ventos. Publicou por quatro editoras diferentes e viu seus textos ecoarem entre diferentes grupos.

Recomendado para você