O Leituras da Bel apresenta seis escritores de fantasia que conquistam seguidores através de histórias repletas de fadas, dragões, vampiros, anjos e demônios. As narrativas de fantasia – durante muito tempo carimbadas como infantis – fazem um mercado gigantesco de publicações circular e geram grandes receitas. O Brasil tem centenas de escritores de fantasia – mais ou menos famosos. Na internet ou nas obras físicas, eles conquistam mais leitores a cada dia. Escolhemos seis autores diferentes para que você possa descobrir e, quem sabe, escolher a próxima leitura. Os perfis foram publicados na capa do Vida&Arte, caderno de cultura do O POVO. Infográfico de Luciana Pimenta e ilustrações de Valdir Muniz! Veja a capa:

INFOGRÁFICO: Luciana Pimenta. ILUSTRAÇÕES: Valdir Muniz

Os escritores de fantasia:

Alliah
Sua principal obra é o livro ilustrado Metanfetaedro. Publica textos em coletâneas desde 2009. É uma pessoa trans não-binária e queer. Faz trabalhos de ilustração e design. Participou como autor e ilustrador do Coletivo Quotidianos, que publicava histórias ilustradas sobre elementos fantásticos, insólitos e surreais.

Ana Lúcia Merege
Tem 46 anos e trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio. Publicou romances e contos do gêneros fantástico em várias editoras – incluindo os livros Pão e Arte, O Caçador, O Jogo do Equilíbrio e Os Contos de Fadas. É mestre em Ciência da Informação. Sua principal publicação é a série de fantasia O Castelo das Águias.

Cecília Reis
Um dos nomes mais fortes da nova geração de autores. Sua publicação mais notória é o livro Cavaleiros do Inverno, que surgiu na internet e foi publicada pela Editora Wish. Organiza antologias de fantasia e, atualmente, está trabalhando nos livro Contos da Floresta. Também realiza trabalhos como design. Está preparando a publicação dos livros Irmã da Espada e Votos da Princesa.

André Vianco
É especializado em literatura de terror e sobrenatural. Ficou conhecido nos circuitos literários em 1999, quando publicou o romance Os Sete. É de sua autoria as séries Vampiros do Rio Douro, O Vampiro-Rei e Meus Queridos Monstrinhos, além de dezenas de outros livros. Suas obras venderam mais de um milhão de exemplares.

Raphael Draccon
É autor de da trilogia Dragões do Éter – publicada no México e em Portugal. E de outras dezenas de livros e textos em Literatura Fantástica e Fantasia Científica. Já ultrapassou a marca dos 500 mil livros vendidos. Nasceu no Rio de Janeiro da década de 1980 e formou-se em Cinema, trabalhando também como roteirista.

Eduardo Spohr
O carioca de 41 anos é autor da aclamada trilogia Filhos do Éden, publicada primeiro em formato independente e depois pela Editora Record. Tem livros circulando em Portugal, Alemanha e Holanda. É jornalista e chegou a trabalhar em agências de publicidade. Venceu, em 2012, o Prêmio Fundação Luso-Brasileira.

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles