Leituras da Bel

Coluna À Procura da Poesia: Saral, um presente de 46 leitoras e leitores para você

745 1

Talles Azigon, poeta e colunista do Leituras da Bel

 

Por Talles Azigon*
Antes de dezembro chegar – e com ele todas as avaliações surgidas com essa forma artificial de contar o tempo através dos anos – afirmo que 2017 tem sido um ano de construção. Revi muitas prioridades e me propus através de todas as formas possíveis, e essa coluna semanal é uma delas, a difundir um pensamento urgente: a poesia importa. E Saral importa!

No elenco de pequenos, médios e grandes desastres, somado com os diversos desmoronamentos ocorridos nos últimos tempos, ficou difícil se ater em alguma crença ou verdade. A ponto de parecer mais plausível concordar com a linha de pensamento pregadora da morte da arte, da morte da poesia, da morte do verso, e tantas outras mortes do subjetivo, do simbólico, do belo e do inquietante.

A realidade tem feito furos na gente, que horas há nas quais nossa arte parece escorrer, nos reduzindo a formas ocas, de logaritmos, modelos pré prontos facilmente encontrados no google. Mas as coisas não são bem assim, enquanto a televisão, a mídia, a educação e a política, tentaram e tentam nos afastar da arte, ela se arrasta nos corredores de ônibus, pulando de cadernos, telas de celulares, mesas de bares, esquinas das favelas. E sussurra:

“eu tenho segurado as pontas disso tudo”

Movido por essa esperança, tive a ideia de preparar um livro de poemas explícitos, fazendo um percurso por um verso violento, cheio de raiva, um verso responsável por evitar minha loucura diante os últimos acontecimentos.

Desejei esse livro circulando por mãos diversas, por isso não poderia ter um preço absoluto. Pedi ajuda a vocês, leitoras e leitores, fiz uma vakinha, 46 pessoas contribuíram nos custeios de 60% da produção do livro.

Leia Saral!

Saral é um livro, uma performance, uma pesquisa. Ela já está circulando no meio de nós. Por isso damos-lhe de presente, minhas leitoras e leitores, do Leituras da Bel:

Baixe o livro gratuitamente aqui!

Espero que façam uma boa leitura. Amplie esse acesso, indique e compartilhe o Saral com outras pessoas.

Grato.

Talles Azigon

*Talles Azigon é poeta, editor e produtor cultura. Já publicou os livros Três Golpes D’Água e MarOriginal. Gosta de assistir Hora da Aventura, de passear na Floresta do Curió e do banho na Sabiaguaba. À procura da poesia é uma coluna semanal com comentários e indicações de livros, autores e poemas. Leia mais poetas.

 

Recomendado para você