Leituras da Bel

Filme A Hora da Estrela será exibido no Litera:Cine

O LiteraCine: literatura em cinema fará a exibição do filme A Hora da Estrela no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto faz exibição de filmes que dialogam com a produção literária brasileira — seguidos de debates com professores de literatura, pesquisadores de cinema ou estudiosos de outras linguagens relacionadas. O evento tem entrada gratuita.

A debatedora convidada para a esta sessão é Odalice de Castro Silva, professora do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFC. Entre a tela da cineasta e a letra da escritora, os mistérios e a miséria de uma personagem que revela os impasses da criação artística e da formação do país.

Escrito por Clarice Lispector há 40 anos, o livro A Hora da Estrela foi adaptado para o cinema em 1985, com direção de Suzana Amaral. O filme marcou a carreira da paraibana Marcélia Cartaxo, que deu vida à virgem e ingênua migrante nordestina Macabéa. Pelo papel, a atriz recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim. Décadas depois, Marcélia acompanha o processo de uma nova adaptação do livro: em Fortaleza, ele ganha uma versão musical. Com previsão de estreia para o dia 2 de novembro, o espetáculo conta com produção executiva e roteiro de Allan Deberton.

Saiba mais sobre a adaptação de A Hora da Estrela para o teatro!

Serviço
LiteraCine: literatura em cinema
Onde: Departamento de Literatura da UFC
Quando: terça-feira, 24, às 18 horas
Entrada gratuita

Recomendado para você