A oficina “Fábulas de Janeiro II – Literatura Liberdade” acontece entre os dias 22 e 26 de janeiro. Promovida pelo Porto Iracema das Artes, a formação é gratuita e terá a presença do escritor Joca Reiners Terron. A oficina marca a abertura da temporada de atividades formativas da escola em 2018.

Joca Terron

As inscrições podem ser realizadas de 11 a 18 de janeiro, por meio de formulário disponível no site da escola. “Nesta edição, Joca Terron tem como ponto de partida para o debate nas aulas a provocação defendida pelo OuLiPo, ateliê de literatura exponencial criado por Raymond Queneau e Georges Perec, na França da década de 1960, de trabalhar o texto literário em condições de restrição. Em contraponto a isso, Terron abordará exercícios liberadores como escrita automática, associação livre, sinopse de romance em uma linha, cut-up, registro de sonhos, plágio, exercícios de estilo etc”, explica o Porto Iracema das Artes em material de divulgação da oficina. .

Com carga horária de 15 h/a, a oficina tem o objetivo de debater a liberdade da escrita literária, refletir sobre a noção de “restrição” e fornecer novas estruturas para incentivar a criação. Podem se inscrever pessoas maiores de 16 anos com interesse em aprimorar a leitura e a escrita. Serão 25 vagas para esta atividade. A lista com os selecionados estará disponível em nosso site a partir do dia 19 de janeiro.

Joca Terron

Joca Reiners Terron é um poeta, prosador, artista gráfico e editor brasileiro nascido em 1968, em Cuiabá (MT). Fundou a editora Ciência do Acidente, na qual trabalhou como editor e pela qual publicou seu primeiro livro, a coletânea de poemas Eletroencefalodrama (1998). A editora também lançou seu primeiro romance “Não há nada lá” (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, Animal Anônimo (2002), antes de fechar as portas em 2004.

O escritor publicou os livros de relatos Hotel Hell (Livros do Mal, 2003), Curva de rio sujo (Planeta, 2003) e Sonho interrompido por guilhotina (Casa da Palavra, 2006), e três romances, além de Guia de ruas sem saída, graphic novel ilustrada por André Ducci (Edith, 2012). Em 2010, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance por Do fundo do poço se vê a lua (Companhia das Letras, 2010). Seu último romance é A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves (Companhia das Letras, 2013).

Serviço
Oficina “Fábulas de Janeiro II – Literatura Liberdade”
Quando: De 22 a 26 de janeiro, das 19h às 22h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Inscrições de 11 a 18 de janeiro
Participação gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles