Na próxima quarta-feira, 25 de julho, é realizada nacionalmente a campanha “Esqueça um livro e espalhe conhecimento”. Fortaleza está no caminho para ser a cidade dos livros livres. Vários estabelecimentos têm investido na ideia e apostado em estantes para compartilhar obras com os clientes. Preparei uma lista com lugares especiais da Cidade onde é possível ler um livro, tomar um café gostoso e desapegar de alguns exemplares. Os locais foram selecionados a partir da minha experiência – presencial e virtual – com cada um. Espero que vocês aproveitem esse 25 de julho para desapegar de alguns livros. Afinal, nós sempre temos mais exemplares do que vamos conseguir ler!

Para quem não captou a ideia, a iniciativa chamada de “livros livres” consiste em ter exemplares disponíveis para o público. Sem registro, sem cadastro, sem cobranças. As pessoas podem levar para casa e ler sem compromisso. A ideia é que os exemplares circulem – sendo devolvidos para a estante de origem ou colocadas em outro lugar público.

Blend CooffeeHouse Foto: Divulgação

Blend Coffeehouse
É um lugar muito charmoso e eu conheci através de um amigo no trabalho. A estante, segundo o estabelecimento, tem um funcionamento simples. Enquanto estiver no local, o cliente pode ler à vontade. Para o escambo de livros, há algumas regras: quando pegar um  livro, deixar um também; fazer uma dedicatória; e, se quiser, pode ainda deixar um café pago para a pessoa que retirar o livro da estante.

“Nossa estante funciona de forma muito simples, enquanto tiver no café você pode ler à vontade e também fazemos troca. Você pode deixar um livro e levar outro. Sugerimos que deixe uma dedicatória e pode deixar ou não um café pago para quem pegar seu livro”. A Blend Coffehouse fica na Rua Sabino Pires, número 17, no bairro Aldeota, e funciona das 13 horas às 20 horas, de segunda-feira a sábado. A iniciativa, de acordo com o estabelecimento, acontecer porque “acreditamos no poder da gentileza, do compartilhamento de histórias e da conexão entre as pessoas e o mundo”.

Copos de cookie. Foto: Divulgação

Do cardápio da Blend, minha sugestão é o copinho feito de cookie com uma generosa camada de chocolate e abastecido por um shot de expresso! Já me imagino lendo uns livros e tomando essa maravilha na quarta-feira!

Confeitaria Sublime Foto: Divulgação

Confeitaria Sublime
Um dos locais mais charmosos da cidade, a Confeitaria Sublime tem duas estantes. A primeira tem um acervo próprio que pode ser manuseado pelos clientes enquanto eles estão no estabelecimento. A segunda estante  é formada por livros livres. Os clientes podem pegar, manusear, levar para casa, deixar outros! É livre e sem regras. Além disso, a Sublime é casa de vários clubes de leitura e sempre apoia as iniciativas do bojo artístico. A confeitaria fica na Rua Eduardo Bezerra, 1276,  no bairro São João do Tauape. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 21 horas, e aos sábados das 10h às 19 horas. Mais informações no telefone 3021 7209!

Minha dica na Confeitaria Sublime é o Red Velvet. Sério, é o melhor que já experimentei na vida. E olha que peço Red Velvet em todas as confeitarias, padarias, docerias que vou! Nunca encontrei um melhor. A casa também tem um ótimo cardápio de chás. Saiba mais sobre eles clicando aqui!

 

Livraria Lamarca. Foto: Ysla Amorim

Livraria Lamarca
Certo, não é um café, mas é uma livraria e serve um café maravilhoso. A estante de livros livres fica no mezanino e tem títulos variados: idiomas, filosofia, sociologia, literatura estrangeira em vários gêneros, literatura nacional, literatura infantil. A organizadora da estante é Annita Moura, agitadora cultural e criadora do projeto @livrolivre.ce. A Annita é uma das pessoas mais envolvidas com livros livres em Fortaleza e tem um ótimo olhar para curadoria da estante. A Livraria Lamarca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas, e aos sábados das 9h às 17 horas. O prédio fica na Avenida da Universidade, 2475 – Benfica.

O melhor bolo de chocolate da vida. Foto: Bruna Sombra

Minha dica de cardápio na Livraria Lamarca é o bolo de chocolate. Eu gosto tanto, mas tanto, que foi o bolo escolhido para a festa de dois anos do blog. A fatia tem um preço super justo e vai super bem com o café sem açúcar.

 

Aimê Cafeteria. Foto: Divulgação

Aimê Cafeteria

Com a ideia de “compartilhar histórias e saberes”, a Cafeteria Aimê criou um projeto de livros livres. O acervo tem principalmente romances, crônicas e contos. Não há necessidade de registros. O importante é levar um livro até o estabelecimento e sair de lá com outro. A Aimê fica na Avenida Barão de Studart, número 2821 – loja 3, no bairro Dionísio Torres. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h30min, e aos sábados das 8h às 18 horas. Mais informações pelo telefone 3055 6960.

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles