Referência para os movimentos negro e feminista, a professora e filósofa Angela Davis volta seu olhar para o sistema de encarceramento americano em “Estarão as prisões obsoletas?”. A obra será publicada em julho pelo Selo Difel, da Bertrand Brasil, integrante do Grupo Editorial Record. Angela é professora emérita da Universidade da Califórnia, filósofa e símbolo da luta pelos direitos civis, pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos. Ela integrou o movimento Panteras Negras e ficou mundialmente famosa após a campanha Libertem Angela Davis, que pedia a libertação da professora e retirada de acusações de homicídio e roubo.

Angela Davis

Angela Davis

Angela também é autora de livros como A democracia da abolição, Mulheres, raça e classe e Mulheres, cultura e política.  No novo livro, a estudiosa fala sobre o país que tem a maior população carcerária do mundo: Estados Unidos. Desde os anos 1980, a construção de prisões e a taxa de encarceramento só faz aumentar exponencialmente. Uma das razões parece ser a privatização e a consequente promessa de lucros do sistema carcerário que, no entanto, abriga quantidades desproporcionais de minorias étnicas. Angela fala sobre esse racismo explícito do sistema, e propõe uma reflexão radical em busca de alternativas aos atuais programas de reabilitação. A autora defende que essa revisão é essencial para finalmente começar a desmantelar estruturas racistas que perduram há décadas.

A editora disponibilizou um trecho da obra:
“O encarceramento, entretanto, acabou por se tornar a pena em si, fazendo surgir uma distinção entre o aprisionamento como punição e a detenção antes do julgamento ou até a aplicação da pena. O processo por meio do qual o encarceramento se tornou a maneira primária de punição imposta pelo Estado estava intimamente relacionado à ascensão do capitalismo e ao surgimento de um novo conjunto de condições ideológicas.”

Serviço
Estarão as prisões obsoletas?, de Angela Davis
Tradução: Mariana Vargas
Páginas: 144
Preço: R$ 34,90
Editora: Bertrand Brasil| Selo Difel | Grupo Editorial Record

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles