A Companhia das Letras anunciou uma publicação especial para 2019. Grande Sertão: Veredas, clássico livro do mineiro João Guimarães Rosa, será publicado pela editora. O lançamento está previsto para fevereiro do próximo ano. Para a edição, a Companhia das Letras prometeu novo projeto gráfico, novo estabelecimento de texto, análises do livro, cronologia ilustrada do autor e vídeo-aulas exclusivas. Há, ainda, a promessa de uma futura edição em audiobook e de uma futura edição em quadrinhos. Valores de capa não foram divulgados. No material de divulgação, a editora utilizou a capa da primeira edição do livro, publicado em 1956. Será que teremos algo relacionado?

João Guimarães Rosa

 

João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908. Formado em medicina, passou a atender no interior mineiro. E é de lá que vem muitos dos caracteres e das fontes de suas histórias. Mais tarde, o autor seria aprovado para trabalhar no Itamaraty. Percorreu diversos países, por onde deixou amigos e marcas de sua brasilidade tão sertaneja. Nessas viagens e moradias, também, estudou outros idiomas. Rosa era um apaixonado pelas línguas e delas soube extrair apurados significados para seus livros. Famoso por Grande Sertão: Veredas, o escritor mineiro deixou uma obra consistente de contos e outros textos.  João Guimarães Rosa morreu em 19 de novembro de 1967, apenas três dias após tomar posse da cadeira 2 na Academia Brasileira de Letras (ABL).

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles