Quando Um Rei Sem Majestade caiu nas minhas mãos, eu estava em um momento de desapego profundo. Havia acabado de retornar ao trabalho após quarenta e cinco dias afastadas, então, havia uma pilha de pacotes para abrir. Fui rasgando de um por um até chegar ao papelão que me traria esse livro branco, de capa dura e repleto de pequenas realezas na capa. Joguei na mochila e ele é meu companheiro desde então. A vida é cheia de incompletudes e escolhas. Sobre isso, Cecília Meireles já falava em Ou Isto Ou Aquilo – texto que marcou a minha infância.

Adriana Lisboa tem um texto simples, discreto e sem grandes novidades. Ao longo do livro, fala sobre várias duplas que são necessárias para a completude: ônibus e motorista, verão e cigarra, bermuda florida e turista, conversa e assunto, vestido e vento, deserto e miragem. Cada uma das combinações nos coloca um novo sentimento. É curioso como as ilustrações – de Lúcia Brandão – formam um total conjunto com a escrita. É um livro para ler e sentir, harmonioso de diversas formas.

Nos vários momentos da escrita, somos conduzidos para a nossa própria infância – passando pela casa da vovó e pelas tardes em família na praia. Adriana tem a sensibilidade de encantar não apenas as crianças, mas também os adultos – que são compelidos para essas lembranças. Fiquei emocionada em vários momentos da leitura. Afinal, um livro infantil – quando bem escrito e articulado – pode nos fornecer muitos sentimentos e sensações <3

Ilustração do livro

Adriana Lisboa

Adriana Lisboa é carioca, mas já se espalhou por Estados Unidos, França e Japão. Seus livros já foram traduzidos para mais de vinte países. Na Editora Rocco também publicou Língua de Trapos, Contos populares japoneses, O Coração Às Vezes Para de Bater e A Sereia e o Caçador de Borboletas.  Lúcia Brandão aprendeu a desenhar na infância e, aos 17 anos, já trabalhava para revistas e jornais. Suas paixões são crianças, meio ambiente e desenho.

Serviço
Um Rei Sem Majestade
Texto de Adriana Lisboa
Ilustrações de Lúcia Brandão
Rocco Pequenos Leitores
Preço médio: 49,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles