O Instituto Moreira Salles (IMS) lançou o Portal da Crônica Brasileira (cronicabrasileira.org.br). O site reúne a produção do gênero deixada por autores como Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Otto Lara Resende, cujos acervos pessoais estão sob a guarda do IMS. A ideia é que, a esses cronistas, se somem obras de outros autores brasileiros. A obra de Rubem Braga, por exemplo, sob a guarda da Fundação Casa de Rui Barbosa, integrará o Portal com 816 crônicas.

90 anos da escritora cearense Rachel de Queiroz, em sua casa no Leblon e na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro). Foto: Cláudio Lima / O POVO, em 05/11/2000

“Publicadas originalmente na imprensa, as crônicas foram guardadas, muitas vezes pelos próprios autores, em recortes de jornais. Esses documentos estão digitalizados, catalogados e disponibilizados na base de dados do IMS [literatura.ims.com.br], constituindo um total de cerca de dez mil textos. Inicialmente, o portal apresentará 2.519 crônicas em recortes de jornais, sendo que parte delas está transcrita, visando a uma reprodução adequada em tablets e celulares. O site será acrescido continuamente com novos textos do acervo do IMS e de instituições parceiras, como a Fundação Casa de Rui Barbosa”, explicou o IMS em material de divulgação.

Crônica brasileira

“O portal também contará com uma coluna quinzenal do editor do site, Humberto Werneck, intitulada Rés do Chão. Em seu primeiro artigo, ele faz considerações sobre a origem da crônica e sua chegada, em 1852, ao Brasil. O site trará ainda a gravação mensal de uma crônica, em áudio. A primeira delas é “Meu ideal seria escrever…”, de Rubem Braga, com leitura de Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. Ao navegar no portal, o público encontrará também uma série de caricaturas dos escritores feitas por Cássio Loredano”, continua o material.

Serviço
Portal da Crônica Brasileira
Onde encontrar: cronicabrasileira.org.br
Acesso gratuito

Outras informações:
ims.com.br
twitter.com/imoreirasalles
instagram.com/imoreirasalles
facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles