Será lançado nesta quinta-feira, 20 de setembro, o livro Juarez Barroso: O Poeta da Crônica-Canção. O evento começa às 19 horas e acontece na Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475 – Bairro Benfica). A entrada é gratuita. “O livro Juarez Barroso: O Poeta da Crônica-Canção é, provavelmente, a primeira organização dos hilários e profundos textos do escritor cearense Juarez Barroso (1934- 1976), publicados em jornais do Rio de Janeiro dos anos de 1970, com estudos a respeito da nossa música popular. O livro acrescenta um breve registro à trajetória da canção brasileira, com destaque para pesquisas direcionadas aos gêneros samba e choro, com seus emblemáticos compositores e instrumentistas”, explica o texto de divulgação do livro.

O livro foi capitaneado e organizado pela escritora cearense Natércia Rocha.

“A publicação incentiva a (re)leitura de crônicas literárias e jornalísticas, colaborando com a interdisciplinaridade de narrativas, seguindo a tendência do resgate de textos de escritores dos séculos XIX e XX, que legaram seus testemunhos, muitas vezes oculares, aos efêmeros jornais diários. Entre alguns, José de Alencar, Machado de Assis, Olavo Bilac, João do Rio, Rubem Braga, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiróz, Manuel Bandeira e, agora, Juarez Barroso. Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, um trabalho de resgate de textos esquecidos é um duplo desafio ao organizador, tanto pela morosidade minuciosa da compilação, quanto pelo instigante garimpo desta preciosidade histórica”, completa.

Serviço
Juarez Barroso: O Poeta da Crônica-Canção
Editora Substânsia, 204 páginas
Quando: quarta-feira, 20 de setembro
Horário: 19 horas
Onde: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475 – Bairro Benfica)

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles