O Grande Sertão e Outras Veredas de Guimarães Rosa é tema de debate no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). O encontro, que acontece na terça-feira, 16 de outubro, às 15h30min, terá as presenças de Isabel Costa, jornalista e especialista em Semiótica e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Sarah Forte, professora universitária e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A entrada é gratuita.

João Guimarães Rosa

A programação integra o Literatura em Revista, uma das mais antigas iniciativas de fomento a leitura do CCBNB. No evento, as participantes vão ler e comentar textos do escritor mineiro João Guimarães Rosa – famoso internacionalmente por seu jogo com as palavras e obra contundente. Autor de Grande Sertão: Veredas e Sagarana, Guimarães Rosa foi diplomata, médico e integrante da Academia Brasileira de Letras. Traduzido para dezenas de idiomas, é um dos escritores mais aplaudidos e comentados da língua portuguesa até hoje. O encontro tem mediação de Talles Azigon, poeta e produtor cultural.

O perfil das debatedoras

Sarah Forte é doutora em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre violências, paradoxos e linguagem em Tutaméia de João Guimarães Rosa. Possui graduação em Letras Português Literatura pela UFC. Mestre em Letras com concentração em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Tem experiência docente em Literaturas em Língua Portuguesa e práticas de ensino. Atualmente, interessa-se pelas categorias de letramentos, leituras literárias de contos brasileiros, portugueses, africanos e afro-brasileiros. Nas pesquisas de mestrado e doutorado, investigou as representações culturais do Brasil sertanejo mediante a linguagem na escrita ficcional de João Guimarães Rosa.

Isabel Costa é jornalista e tem especialização em Gestão e Marketing. É repórter do caderno Vida & Arte do Jornal O POVO. No mesmo periódico, atuou como repórter no Núcleo de Cotidiano e na Editoria de Opinião, entre 2011 e 2015. Como jornalista recebeu o Prêmio Gandhi de Comunicação em 2016 e em 2017, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional em 2016 e o Prêmio de Jornalismo Medtronic em 2015. Tem especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde estudou as relações do conto Sarapalha, de João Guimarães Rosa, integrante do livro Sagarana. É graduada em Letras-Português e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assina o Blog Leituras da Bel no Portal O POVO online, que trata de literatura e temas convergentes.

Serviço
O Grande Sertão e Outras Veredas de Guimarães Rosa
Participações de Isabel Costa e Sarah Forte
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro)
Horário: 15h30min
Outras informações: @tallesazigon
Entrada gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles