O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital Leia para uma Criança, que selecionará livros infantis que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura em 2019 e 2020. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até três títulos de obras infantis até o dia 8 de novembro, às 18 horas, pelo site Prosas. A aquisição será de até dois milhões de exemplares de cada obra selecionada. É uma das maiores compras do mercado editorial brasileiro.

Com sua primeira edição realizada em 2010, o projeto já distribuiu aproximadamente 51 milhões de livros. As obras são enviadas gratuitamente após realização de cadastro no site da campanha. A iniciativa visa estimular o hábito da leitura em crianças brasileiras.

Serão selecionadas de duas a quatro obras distintas de prosa ou poesia, recentes ou reeditadas, de até 50 páginas, voltadas a crianças de 0 a 6 anos de idade. As editoras contempladas também cederão os direitos para a produção de até 10 mil exemplares em braile e em formato acessível para leitores com deficiência.

Itaú Social

“A campanha Leia para uma Criança é realizada todos os anos, durante o mês de outubro, pelo Banco Itaú e o Itaú Social, com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância”, explica o material de divulgação do Itaú Social. Em 2018, foram disponibilizados 1,8 milhão de coleções com duas edições exclusivas dos livros “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro vira porco-espinho”, de Janaina Tokitaka.

Para completar a inscrição, é preciso fazer também o cadastro no site de fornecedores do Itaú Unibanco (www.itau.com.br/fornecedores/), preenchendo o formulário eletrônico, e enviar um exemplar de cada livro inscrito para o endereço indicado no regulamento. Todos os passos estão descritos no Edital disponível no Prosas.

Leia mais
Campanha Leia Para Uma Criança, do Itaú Social, vai distribuir livros para incentivar hábito da leitura

“A seleção ocorrerá em seis fases. A primeira irá conferir se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de triagem: temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria, que visa buscar diversidade e representatividade da produção nacional. Os passos seguintes serão a conferência documental, análise jurídica de direitos autorais, avaliação da comissão nacional, etapa com grupos focais e os finalistas seguirão para parecer técnico dos especialistas”, explica o material de divulgação.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles