Seguem até sexta-feira, 4, as inscrições para a oficina “Fábulas de Janeiro III: O Infraordinário”. Primeira oficina de 2019 no Porto Iracema das Artes, a formação será ministrada pelo escritor Joca Terron e acontece entre os dias 14 e 18 de janeiro. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para a formação e é possível se inscrever gratuitamente no site do Porto (http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/). A divulgação dos selecionados acontece no dia 10 de janeiro.

Joca Terron

“A formação parte da reflexão acerca de como é possível se aproximar das pequenas coisas do cotidiano para ressignificar o afeto da existência humana, apesar deste tempo em que a vida parece pautada somente pelo extraordinário das catástrofes públicas e pelo fortalecimento das fake news. Por meio de exercícios de escrita a partir da poesia objetivista do americano William Carlos Williams (1883-1963) e dos detalhes tocantes da prosa dos europeus Emmanuel Bove (1898-1945) Robert Walser (1878-1956), nesta edição Joca Terron propõe um encontro com o infraordinário”, explica o material de divulgação do Porto Iracema das Artes.

A oficina é parte de uma série de programas formativos da escola que têm foco nas formas narrativas nas diversas linguagens – literatura, cinema, teatro – bem como nas possibilidades de cruzamento entre elas. Com carga-horária de 15 horas-aula, a formação é voltada para todos aqueles que gostam de ler, escrever e tenham mais de 16 anos de idade.

Joca Reiners Terron fundou a editora Ciência do Acidente, pela qual publicou seu primeiro livro de poemas, Eletroencefalodrama (1998). A editora também lançou seu romance de estreia, Não Há Nada Lá (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, Animal Anônimo (2002). Terron publicou os livros de relatos Hotel Hell (Livros do Mal, 2003), Curva de Rio Sujo (Planeta, 2003), e Sonho Interrompido por Guilhotina (Casa da Palavra, 2006), além de Guia de Ruas sem Saída, novela gráfica ilustrada por André Ducci (Edith, 2012).

Em 2010, o escritor recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance por Do Fundo do Poço se Vê a Lua (Companhia das Letras, 2010). Seus últimos romances são A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves (Companhia das Letras, 2013) e Noite Dentro da Noite (Companhia das Letras, 2017). Teve livros publicados em países como México, Itália, Portugal e Emirados Árabes.

Serviço
Inscrições para oficina com escritor Joca Terron no Porto Iracema das Artes
Quando: 14 a 18 de janeiro, das 19h às 22h
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições até 04 de janeiro: http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/
Divulgação dos selecionados no site da Escola: 10 de janeiro
Gratuito

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles