As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. Estas Bonecas tornaram-se símbolos da cultura negra e hoje são catalisadora de literaturas orais e da cultura de matriz africana. Em fevereiro, o Clube de Leitura Inspiração Nordestina se debruçará sobre uma literatura oral da cultura afro-brasileira. E para contar essas histórias será recebido o ator, escritor, artesão e artista visual Wendel Veneroso.

Wendel Veneroso

O encontro acontece no sábado, 23 de fevereiro, às 10h30min. A entrada é gratuita.  Centro Cultural Banco do Nordeste fica na Rua Conde D’Eu, 560 – Centro.

Os encontros do Clube de Leitura Inspiração Nordestina são gratuitos. Para participar não é necessário ter lido as obras do tema do mês – sendo o clube uma oportunidade de ampliar os conhecimentos em literatura. Essa programação foi selecionada em nosso Edital de Chamada Pública 2018/2019 para programação dos Centro Culturais Banco do Nordeste. A curadoria, a produção e a apresentação são de Talles Azigon.

Serviço
Clube de Leitura Inspiração Nordestina – Histórias de Abayomi
Quando: sábado, 23 de fevereiro de 2019
Horário: 10h30min
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro)
Entrada gratuita

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles