Rosa Morena, Eudismar Mendes e Manuel Casqueiro estarão no Encontro com Escritores que acontece na próxima sexta-feira, 26, às 15 horas, no Instituto Chico Mota. O intuito é falar sobre o ofício de escrita, os caminhos para publicar um livro e  sobre a transformação através da leitura. O encontro é aberto ao público e gratuito. A programação também terá o lançamento do livro de poemas “No Voar do Tempo”, de Maria Vandi da Silva Teixeira, participante das atividades do Instituto Chico Mota – que presta atendimentos diversos a idosos no bairro Montese.

A atividade faz parte do Projeto Nunca é Tarde, realizado pela instituição para formação de leitores na terceira idade. Os idosos estão participando de uma série de programações – incluindo oficinas e cursos para desenvolver habilidades da escrita. O Instituto Chico Mota, em atividade desde 2013, trabalha com inclusão cultural para a terceira idade, oferecendo diversas atividades gratuitas para o constante desenvolvimento pessoal do público idoso.

Eudismar Mendes (Foto: Bruna Sombra)

Eudismar Mendes é licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Professora aposentada. Poetisa, contista e cronista. Entre seus livros publicados estão Sangue sobre o Asfalto (contos), Máscaras da Face (contos), Avó de Cães Mestiços — obra contemplada com o Prêmio Milton Dias de Crônica do I Edital Prêmio de Literatura para Autores Cearenses da Secretaria da Cultura do Ceará em 2010 – Cochita e Outras Memórias e O Fantástico Voo do Pássaro Pintor.

Rosa Morena é natural de Itapipoca, formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Em 2013, lançou o livro Poemas em Cinco Faces. Em 2014, foi premiada no Edital PAIC Prosa e Poesia com o livro Jaci, a Filha da Lua. Em 2015, lança o livro Movimentos Intransitivo e, no mesmo ano, recebe menção honrosa no Prêmio Estadual Ideal Clube com o poema Por Sua Culpa, Por Sua Imensa Culpa. Em 2016, teve o poema Nostalgia selecionado no Concurso de Poemas no Ônibus e no Trem, na cidade de Porto Alegre-RS. No ano seguinte, sua poesia Ocaso foi selecionada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade – Edição 2016.  Em 2018, foi premiada com o prêmio Mais Paic, com o livro, Pedro, o Menino do Mar e foi destaque no XX Prêmio de Literatura do Ideal Clube, Prêmio José Telles com o poema Tessitura Poética.

Manuel Casqueiro é africano. Nasceu no bairro “Chão de Papel”, em Bissau, capital da ex-colônia portuguesa da Guiné, agora República da Guiné-Bissau. Publicou os livros “Muzungu Pululu – Homem Branco Transparente”, “A Lança de Nzambi” e, lançará em breve “Os Kandengues da Cochinchina”, igualmente pela editora nacional Armazém da Cultura. Tem participações em revistas eletrônicas e em coletâneas de contos.

 

Serviço
Encontro com o Escritor do Instituto Chico Mota
Quando: sexta-feira, 26 de abril
Horário: 15 horas
Onde: Rua Desembargador João Firmino, 66 -Montese
Entrada gratuita
Outras informações: (85) 3393-4036
http://institutochicomota.org.br/

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles