Leituras da Bel

Filme Bicicletas de Nhanderú, Ariel Ortega e Patricia Ferreira, será exibido no Cine Descoberta

Filme Bicicletas de Nhanderú, Ariel Ortega e Patricia Ferreira, será exibido no Cine Descoberta. A exibição acontece na quinta-feira, 13 de junho, das 18h às 21 horas, no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. O projeto é capitaneado pela professora e pesquisadora Suene Honorato, que é docente da instituição. A entrada é gratuita.

Bicicletas de Nhanderú, filme de Ariel Ortega e Patricia Ferreira

“Em atuação desde 2017, o Cine Descoberta vem realizando atividades voltadas a estudantes de graduação e pós-graduação da UFC, a estudantes secundaristas e ao público em geral. As sessões de exibição de filmes são seguidas de debate em que se procura estimular a participação do público na produção de leituras críticas, tendo em vista o filme exibido e as questões suscitadas. Ao conferir visibilidade a filmes produzidos por indígenas ou em que se sobressaem suas vozes, o Cine Descoberta busca colocar o público em contato com narrativas não hegemônicas; assim, para além do campo cinematográfico e da temática indígena, o convida a repensar valores estéticos excludentes e a relação desses valores com a maneira como analisamos a realidade social”, explica o material de divulgação do projeto.

“As ações do Cine Descoberta visam contribuir para colocar em circulação material sobre a questão indígena, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, que envolve as áreas de cinema, literatura, história e antropologia, tendo em vista que a Lei 11.645 formaliza uma necessidade fundada na construção de um olhar mais atento à pluralidade cultural sob a qual se formou a “identidade brasileira”, bem como às injustiças e à violência no processo de constituição dessa identidade, que deixou marcas profundas na forma como hoje a sociedade brasileira se constitui”, continua o material de divulgação.

Serviço
CINE DESCOBERTA
Bicicletas de Nhanderú, de Ariel Ortega e Patricia Ferreira
Quando: quinta-feira, 13 de junho
Horário: a partir das 18 horas
Onde: Departamento de Literatura da UFC
Entrada gratuita

 

Recomendado para você