O clube de assinatura de livros Pacote de Textos vai celebrar os três anos de existência com o evento FliPacote. A iniciativa – chamada Festa Literária do Pacote de Textos – terá as presenças de Dauana Vale Cavalcante, Isabel Costa, Charlene Ximenes, Nara Barreto, Socorro Acioli e Rafael Caneca.  O evento, aberto ao público, será realizado no Museu da Fotografia de Fortaleza, no próximo dia 20 de julho, das 14h às 18 horas, e contará com espaços para editoras e duas mesas de conversas sobre literatura. Julho é o mês de celebração dos três anos de existência do Pacote de Textos – clube cearense criado em Fortaleza, em 2016.

Socorro Acioli

A primeira mesa da Flipacote, com o tema “Ler não é um ato solitário”, contará com a participação da escritora Dauana Vale Cavalcante (do Projeto Entrelinhas), da jornalista e blogueira Isabel Costa (do blog Leituras da Bel) e da historiadora e bookstagrammer Charlene Ximenes (do instagram @livrosdacha). A conversa será mediada pela psicóloga, com ênfase em Biblioterapia, Nara Barreto.

Já a segunda mesa será uma conversa entre a escritora Socorro Acioli, cearense premiada com o Jabuti em 2013, e o escritor Rafael Caneca, idealizador e responsável pelo Pacote de Textos. O tema desta conversa será “Do Ceará para o mundo: a produção literária contemporânea em destaque”.

Pacote de Textos e FliPacote

O Pacote de Textos é um clube de assinatura de livros idealizado pelo escritor cearense Rafael Caneca. Tendo como propósito, inicialmente, levar literatura de qualidade a seus amigos. Rafael expandiu a ideia e passou a enviar seus kits para todo o País, estando atualmente em todos os estados brasileiros. Os kits contêm uma obra surpresa, um marca-páginas relacionado a esta obra, uma carta personalizada e, em edições especiais, brindes especiais. A escolha das obras segue uma criteriosa curadoria, que avalia dados do mercado literário, opiniões de autores e dos leitores. Não importa o gênero literário, a época em que ela foi escrita ou a nacionalidade do autor: o principal é a qualidade do texto, seja em prosa ou poesia, de autor nacional ou estrangeiro, clássico ou contemporâneo.

De julho de 2016 até hoje, alguns dos livros enviados foram: A metamorfose (Franz Kafka), A cabeça do Santo (Socorro Acioli), Noites brancas (Fiódor Dostoiévski), Adua (Igiaba Scego), à cidade (Mailson Furtado), Homens imprudentemente poéticos (Valter Hugo Mãe) e A divina comédia (Dante Alighieri).

Serviço
FliPacote
Quando: 20 de julho
Onde: Museu da Fotografia (Rua Frederico Borges, 545 – Aldeota)
Horário: das 14h às 18 horas
Entrada gratuita

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles