A poeta Sara Síntique vai lançar o livro ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos. O evento acontece na quarta-feira, 24 de julho, a partir das 19 horas, na Livraria Lamarca (ver serviço). O livro de poesia é uma edição independente e foi editado por Nina Rizzi – poeta, tradutora, pesquisadora e responsável pela Editora Ellenismos. São 33 poemas compondo a obra, que tem posfácio assinado pelo professor Marcelo Peloggio. “Água, rebento da memória e, por extensão, da sensatez; de fato, testamento lúcido de quem faz da experiência comum a base para a criação poética (…) e por meio dela a experiência de todos e cada um agradece, afinal, a vida, dizem, provém das águas”, escreveu Marcelo Peloggio sobre o livro.

Sara Síntique, escritora

A linha temática que conduz o livro é a água: seus estados físicos, suas diversas potências poéticas – inclusive em sua escassez – sua capacidade de gerar e de destruir. “Água é fluidez, vapor, enxurrada, dilúvio, fumaça, mar, rio, lama, sangue…”, explica Sara Síntique.

Sara Síntique é poeta, atriz, performer, mediadora de leituras e educadora. Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também se graduou em Letras Português – Francês. Nasceu em Iguatu (CE), em 1990, e reside em Fortaleza desde 2001. Autora do livro de poesia Corpo Nulo (Editora Substânsia, 2015). Escreve poemas quinzenalmente para o blog Leituras da Bel.

O evento também terá o lançamento de Sereia no Copo D’Água – livro de Nina Rizzi publicado pela Edições Jabuticaba.

 


A capa é uma produção da artista visual e escritora Raisa Christina.

Sara Síntique e Edições Ellenismos

Edições Ellenismos é uma editora independente que nasceu em 2003 como um blogue de difusão de poetas, prosadores e prosadoras contemporâneos. Desde 2012, tornou-se uma Revista de Literatura, Arte e Debates, cujo formato relacionava e fazia breves análises de obras artísticas. Foi em 2013 que iniciou suas primeiras atividades como editora, com publicações digitais (e-books) e plaquetes de traduções, contos e poesia brasileira; neste período foram publicados: Susana Thénon – Habitante do Nada, com seleção e tradução de Nina Rizzi; Em Sônia de Daniela Takase; Manual de Feitiçaria de Priscila Lira; Fazer a Loca de Carla Diacov, Seriam os vermes em meu cérebro? De Julia Godoy e Sid Summers; e Disjecta Membra: Poemas escolhidos pelo autor de Raul Macedo.

A partir de 2013, a Edições Ellenismos começa a publicar livros artesanais e versões cartoneras de seus livros, destacando-se O Barulho do Mormaço de Priscila Lira, costurado em macramê com ágata de fogo e Árbol de Diana de Alejandra Pizarnik com tradução de Nina Rizzi.

No começo de 2019 lança A Coleção Matrióschka, que publica poesia brasileira e traduzida, ilustrada por mulheres. Os primeiros livros da coleção são: ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos de Sara Síntique, com ilustração de Raísa Christina; e The Book of Repulsive Women/O Livro das Mulheres Repulsivas – 8 ritmos e 5 desenhos de Djuna Barnes com tradução de Beatriz Regina Barboza (no prelo).

 

Serviço
Lançamento de ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos
Quando: quarta-feira, 24 de julho
Horário: a partir das 19 horas
Onde: Livraria Lamarca (Avenida da Universidade, 2475)
Entrada gratuita.

 

 

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles